in

Lula tem mais que o dobro de votos de Bolsonaro no Nordeste; atual presidente ganha em 3 regiões

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (9) mostra força de Lula no Nordeste.

Divulgação Presidência da República / Ricardo Stuckert (PT)

O PT venceu as eleições presidenciais de 2002 a 2014 e sempre contou com grande apoio do eleitorado do Nordeste para que pudesse vencer o pleito. Em outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentará se eleger pela terceira vez. Jair Bolsonaro (PL), o atual presidente, é o principal concorrente.

Publicidade

Levantamento feito pelo PoderData mostra que Lula vence com grande vantagem na região Nordeste. O petista aparece com 57% dos votos contra 22% dos votos de Jair Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) tem 8% na região. Os números de Ciro, provavelmente, são impulsionados pelo desempenho no Ceará. No Sudeste, Lula vence por 40 a 39.

Nas outras regiões do Brasil, Bolsonaro leva a melhor numericamente em três delas. No Sul, o atual presidente supera por 41 a 34. Bolsonaro vence Lula também no Centro-Oeste (41 a 39) e no Norte (39 a 35). Pela margem de erro, há empate técnico nessas quatro regiões. Veja os detalhes na tabela abaixo.

Publicidade

O levantamento PoderData mostrou que no geral Lula vence Bolsonaro por 43 a 35. A distância de oito pontos é a mesma da pesquisa anterior. Até outubro, muita coisa pode acontecer. Haverá sabatinas, entrevistas e debates com presidenciáveis.

Publicidade

A pesquisa do PoderData ouviu 3.000 pessoas de todos os 26 estados e o Distrito Federal. No total, foram ouvidas pessoas de 309 cidades. O levantamento foi feito por telefone. O grau de confiança desta pesquisa foi de 95%. Isso significa que se 100 pesquisas fossem realizadas, em 95 delas o resultado seria o mesmo que foi divulgado. O PoderData informou que usou recursos próprios para realizar a pesquisa.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!