in

Confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil

Pessoa que está internada e isolada é o primeiro caso confirmado no Brasil.

Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP/Escolhas.ORG

A varíola dos macacos é a mais nova preocupação do planeta. A doença tem se alastrando em todo o planeta e nesta quarta-feira (7), teve o primeiro caso confirmado no Brasil. O paciente está internado e isolado em um hospital na cidade de São Paulo.

Publicidade

O primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil é de uma pessoa que voltou da Espanha recentemente. Até o início da tarde desta quarta-feira não teve mais nenhum detalhe sobre seu estado de saúde, sendo divulgado que é um homem de 41 anos.

Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil

Nesta última segunda-feira (5), o Ministério da Saúde divulgou uma nota informando que estavam sendo investigados sete casos no Brasil. Os pacientes monitorados são de São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Este último tem dois registros de suspeita da doença.

Publicidade

Já no sábado (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou em suas redes sociais sobre os dois casos no estado de Rondônia. No comunicado, ele disse que o Governo Federal está reforçando a política de testagem para que seja otimizada a confirmação diagnóstica da patologia.

Publicidade

Varíola dos macacos no mundo

A doença preocupa as autoridades sanitárias em todo o planeta. Em um último balanço divulgado pela OMS, já existem 780 casos da varíola dos macacos no mundo, sendo que 27 países são não endêmicos para a doença.

Publicidade

Primeiras análises dos primeiros casos do atual surto foi diagnosticado por serviços de cuidados primeiros ou de saúde sexual, no qual os principais pacientes eram homens que tinham relação com outros homens. Apesar desse apontamento, a Organização Mundial da Saúde alertou que a doença não afeta nenhum grupo em específico, sendo que qualquer pessoa que tenha contato com um infectado pode contrair a patologia.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .