Foi divulgado nesta quarta-feira (08), o resultado da pesquisa realizada pela Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, mostrando como anda a preferência do eleitor brasileiro em relação à escolha do próximo presidente para o Brasil.
O resultado aponta que Luiz Inácio Luiz da Silva tem a maioria dos votos e venceria as eleições já no primeiro turno.
Em um cenário com mais pré-candidatos, o ex-presidente ficou com 46% nesta pesquisa, onde o entrevistado tem uma lista prévia onde estão relacionados os nomes dos presidenciáveis.
Jair Bolsonaro apareceu em segundo lugar com 30% dos votos, e Ciro Gomes logo em seguida, mas com uma porcentagem bem menor, apenas 7%.
Quando foram considerados apenas os votos válidos, deixando de lado os indecisos, brancos e nulos, Lula ficou com 52,87% das intenções de voto.
André Janones do Avante ficou com apenas 2% e Simone Tebet do MDB com 1%, assim como Pablo Marçal do Pros. Os demais candidatos ficaram com 0%, sendo que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Essa pesquisa não teve como ser comparada com a realizada anteriormente pelo Quaest porque agora foram apresentados candidatos diferentes para os entrevistados. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 27 estados brasileiros entre os dias 2 e 5 deste mês.
O instituto informou que o índice de confiança desta pesquisa é de 95%, sendo que a mesma foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-03552/2022.
A sede do Quaest fica em Belo Horizonte e de acordo com o TSE o instituto realizava até 2020 somente pesquisas no estado de Minas Gerais, mas agora ampliou sua área de atuação.