in

Nova vacina em spray pode ser a ‘luz no fim do túnel’ para o fim da pandemia; dizem especialistas

Aumento do número de casos de Covid-19 deixa mundo todo em dúvidas de quando a vacina realmente acabará.

Reprodução/iStock/TV Globo

Recentemente o aumento do número de casos da Covid-19 tem feito o mundo se perguntar novamente: ‘quando a pandemia vai acabar?’. O Fantástico, da Globo, entrevistou especialistas e eles apontaram o que pode ser uma ‘luz no fim do túnel’, para finalmente poder ser declarado o fim da doença.

Publicidade

O programa dominical da emissora conversou com estudiosos que apontaram que o principal caminho para o fim da pandemia vem de uma vacina que evita até a infecção. O imunizante é em spray e deve ser aplicada no nariz.

Novo tipo de vacina pode ser aplicado no nariz

Diante de uma situação que tem se agravado dia após dia, várias cidades do país voltaram a recomendar, porém, não obrigar, o uso de máscara de proteção facial para ambientes fechados. Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Curitiba são alguns desses exemplos.

Publicidade

Especialistas apontaram que as vacinas já salvaram e ainda salvam milhões de vidas em todo o mundo. Apesar de protegeram os infectados, ainda é preciso avanços na área, com vacinas eficazes em todas as variantes e, além da aplicação intramuscular, pode ser aplicada no nariz.

Publicidade

“Se você fizer uma vacina de spray nasal, você vai induzir uma resposta imune local no nariz”, explicou o especialista em imunologia, Jorge Kalil. O laboratório dos estudiosos está buscando uma vacina que ataque o vírus inicialmente, não deixando que ele se multiplique.

Publicidade

Vacina em spray nasal

Da forma apontada por Kalil, a pessoa imunizada não é contaminada e nem pode transmitir o vírus para outras pessoas. Assim, o micróbio que tanto tem causado a perda de vidas em todo o mundo, deixa de circular e a pandemia pode chegar finalmente ao seu fim.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .