O empresário José Braz, prefeito da cidade de Muriaé, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, faleceu na manhã deste domingo (05) aos 96 anos. O político foi vítima de uma parada cardíaca, sendo atendido no Prontocor, hospital especializado na saúde do coração da cidade que governava, mas não foi capaz de resistir, vindo a óbito.
José Braz era o prefeito mais velho do Brasil
Depois de governar a cidade de Muriaé em mandatos anteriores, José Braz iniciou uma nova candidatura nas Eleições de 2020, sendo o mais votado do Município com 23.793 votos válidos, o equivalente a 43% do eleitorado muriaeense que compareceu às urnas.
A disputa foi acirrada, envolvendo o então prefeito Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos, o Grego (PSD), o qual obteve 22.837 dos votos válidos, o equivalente a 41% do total, representando uma curta distância de apenas 74 votos. Em terceiro lugar esteve Manoel Carvalho (MDB), com 7.050 votos.
Carreira como empresário de sucesso
José Braz, além de político, era conhecido por conta do sucesso de sua vida empresarial. Nas últimas eleições, declarou um patrimônio de R$ 33 milhões, sendo conhecido em toda a região por conta de suas múltiplas empresas situadas em diversas cidades do país.
“A idade não me pesa, graças a Deus! Tenho muita saúde, muita determinação. Bebo muito pouco, nunca fumei, como bem pouco e só como coisas boas para saúde. Meu pai e minha mãe viveram muito, minha mãe viveu 105 anos”, disse o prefeito em entrevista ao G1 no ano de 2020, após sua eleição.