in

Alerta aos pais: adolescente de 14 anos que teria a vida toda pela frente falece com suspeitas de Chikungunya

A vítima deu entrada ao hospital com febre, dor de cabeça e vômito, sendo encaminhada para uma UTI.

Diário Piauí/Divulgação

O jovem James Kauê Sousa e Silva, de apenas 14 anos, perdeu a sua vida de maneira precoce com sintomas análogos ao da Febre Chikungunya, uma arbovirose transmitida através do mosquito Aedes aegypti. O caso foi registrado na última sexta-feira (3) na cidade de Jaicós, localizada na Região Sul do Estado do Piauí, conforme informações da própria Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

As notícias preliminares indicam que o paciente deu entrada ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, com sintomas típicos da Chikungunya, como vômitos, diarreia e dor de cabeça. O adolescente foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu internado, mas não foi capaz de resistir aos, vindo a óbito.

De acordo com o laudo da equipe médica, James Kauê faleceu em decorrência de um choque séptico, acompanhado por insuficiência respiratória e inflamação no cérebro – a chamada meningocefalite. Com as suspeitas de Chikungunya, o caso será investigado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Estado do Piauí, com amostras do corpo da vítima.

Publicidade

Proteja-se da Chikungunya

Até o momento, inexistem vacinas ou medicamentos que sejam eficazes contra a Febre Chikungunya. Por essa razão, a prevenção contra a doença perpassa pela eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão. Isso inclui a manutenção da limpeza domiciliar, bem como o uso de roupas e repelentes que sejam capazes de minimizar a exposição da pele durante o dia – quando os insetos são mais ativos.

Publicidade

Equipamentos como mosquiteiros também são capazes de oferecer uma boa proteção para as pessoas que dormem durante o dia, a exemplo de bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com