Vândalo tenta destruir quadro de Monalisa arremessando torta contra a pintura e é expulso do Museu do Louvre

O episódio ocorreu na tarde deste domingo (29) e virou um dos principais assuntos comentados nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos, o quadro de Monalisa (La Gioconda), pintado pelo artista Leonardo da Vinci, foi atingido por um ataque de vandalismo neste domingo (29). A obra de arte está instalada nas dependências do Museu do Louvre, em Paris (França), o que estava lotado de visitantes no momento do ocorrido.

PUBLICIDADE

Informações inicialmente divulgadas pela agência de notícias internacional El País indicam que o quadro de Monalisa foi atingido por uma torta. A pessoa usava cadeira de rodas e usava um disfarce de perucas.

Após o arremesso do alimento sobre o quadro, o vândalo foi imediatamente expulso das dependências do Museu do Louvre. A equipe de limpeza foi acionada, dando início aos trabalhos de restauração da obra e de limpeza do salão. A identidade da pessoa, bem como os motivos do ataque, ainda são desconhecidos.

Felizmente, o quadro de Monalisa está protegido por uma grande placa de cristal, razão pela qual não sofreu nenhum dano. Imagens que circulam de maneira viral pelas redes sociais mostram os múltiplos ângulos da obra após o atentado.

PUBLICIDADE

O quadro de Monalisa já foi objeto de vários outros ataques. Em 2009, uma turista arremessou uma xícara, danificando a estrutura de vidro que faz a proteção. Em 1974, durante uma exposição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou danificar a obra com uma tinta spray vermelha, mas sem sucesso. Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.