in

É seguro comprar móveis e eletrodomésticos na internet? Como evitar problemas!

Conheça como evitar problemas relacionados a seguros ao comprar móveis e eletrodomésticos na internet

Imagem: Freepik.com

Comprar na internet já é um hábito de grande parte dos brasileiros e tem se tornado cada vez mais comum.

Publicidade

Roupas, calçados, cosméticos, itens esportivos ou de decoração são alguns dos itens mais negociados online e movimentam milhões de reais anualmente, facilitando a vida dos compradores e gerando empregos e oportunidades dentro do comércio digital.

Mas, será que, realmente, a internet é o melhor meio para comprar todo tipo de produto?

Publicidade

Há quem diga que não, principalmente depois de passar por situações problemáticas e amargar alguns prejuízos.

Publicidade

Em todo caso, a verdade sobre esse tema não é absoluta, mas é fato que para quem conhece seus direitos e deveres, e compra com responsabilidade, as chances de ficar satisfeito após receber o pedido feito digitalmente, são imensamente maiores do que às de quem compra por impulso e não se atenta ao funcionamento do mercado digital, seus riscos e suas regras.

Publicidade

Abaixo, falamos sobre dois dos segmentos mais complexos no que tange compras online, para que você possa comprar (ou não) com base em informações seguras, tornando suas escolhas mais conscientes e responsáveis.Confira!

Cuidado com Propagandas de Eletrodomésticos que Oferecem Muito por Pouco!

Você acessa o site e vê lindas fotos de um eletrodoméstico que você deseja.

A foto bem feita já faz com que seu senso de análise fique um pouco comprometido, afinal, a primeira impressão é a que fica.

Na descrição e nos banners, frases impactantes como: Melhor custo benefício em cafeteira, melhor batedeira planetária, número 1 entre os micro-ondas, liquidificador preferido pelos consumidores, e assim por diante.

Apesar de muita gente não se dar conta, essas frases não dizem nada, embora tentem convencer o consumidor de algo diferente.

Características genéricas como “a melhor isso ou aquilo” não exigem uma comprovação, pois se a marca for questionada, ela pode alegar que é a melhor em qualquer tipo de característica ou função, ou ainda, melhor para um público específico, ou exigir que provem o contrário, por exemplo. Há, de fato, muitas saídas.

Para não cair nessas ciladas, o ideal é ficar atento a números como volts e watts, nível de eficiência energética, reclamações de consumidores em sites como o Reclame Aqui e em vídeos no Youtube.

É bem natural que todas as marcas tenham um bom número de reclamações registradas, mas com base nas respostas (ou na falta delas) das empresas, é possível saber se vale a pena investir, ou não, em uma marca de eletrodomésticos.

Outra dica que pode ajudar muito a evitar decepções é acessar o Mercado Livre antes de realizar a compra (mesmo que decida comprar em outro site) e pesquisar pelo produto.

É muito comum que os compradores deixem avaliações dentro da página do item comprado, e digam se o investimento valeu ou não valeu a pena.

Por último, mas não menos importante: sempre que comprar eletrodomésticos, teste-os no mesmo dia em que eles chegarem, assim será possível verificar se o item chegou em perfeito estado e funcionando.

Se você deixar o produto sem uso durante 7 dias e, ao liga-lo, constatar algum defeito, não poderá mais devolvê-lo e nem solicitar que a loja resolva o problema (salvo se tiver contratado algum seguro para o item).

No caso de liquidificadores, batedeiras e outros itens que serão “sujados” durante o uso, não coloque nenhum líquido ou alimento dentro do eletrodoméstico antes de liga-lo, pois se ele for utilizado, não se enquadrará mais dentro da lei do arrependimento.

Comprar Móveis Pela Internet Também Exige Cuidado

Ao fazer a compra de móveis pela internet, é importante ter em mente que será necessário contratar um montador, e que caso haja qualquer problema durante ou decorrente da montagem, não será possível solicitar a troca ou a devolução do produto.

Muita gente não sabe disso e leva em conta apenas o preço do móvel vendido na loja, sem ter ideia de quanto custa o serviço de um montador e sem se certificar de que ele ofereça garantia sobre a montagem do móvel.

Para ficar claro e simples, abaixo há uma lista que explica quais são os aspectos mais importantes a serem definidos e o que você deve fazer antes de realizar a compra de um móvel na internet:

1. Escolha o móvel que lhe agrada, calcule o frete e verifique o prazo de entrega;

Dica: ao realizar a pesquisa, não leve em conta o preço que está descrito de forma imediata no site. Há muitas diferenças de preços relacionadas a cupons de descontos, cashback, taxas de juros, formas de pagamento, primeira compra, e outros fatores que podem fazer que, mesmo a loja que vende o produto por um preço anunciado mais alto, ainda consiga fazer com que você pague menos do que uma loja que vende o produto por um preço anunciado mais baixo.

2. Faça uma pesquisa de preços para saber quanto custa contratar um montador de móveis e contabilize se a compra online continua valendo a pena mesmo com esse custo sendo cobrado à parte, visto que existem lojas físicas que oferecem a montagem gratuita ou que indicam montadores e garantem a troca ou devolução do produto caso haja problema na montagem realizada pelos montadores recomendados.

3. Se os valores estiverem dentro do planejado, verifique se o montador oferece garantia do serviço que prestará.

4. Tenha em mente que nenhum montador dará garantia sobre a qualidade do móvel. O que ele pode garantir é a qualidade do serviço que prestará, ou seja, que não quebrará nenhuma peça (como espelhos, por exemplo), que não irá arranhar ou riscar o móvel durante a montagem, que não fará furações incorretas e que não realizará a montagem caso o item esteja com algum defeito, desnível ou diferença que prejudique a qualidade e a durabilidade do mobiliário.

5. Tendo acordado a garantia sobre o serviço, combine com o montador uma data próxima à data prevista para chegada do móvel. Preferencialmente, no dia seguinte.

6. Isso é importante porque o seu direito de arrependimento dura apenas 7 dias, independentemente de você ter comprado um item que pode ser usado imediatamente ou outro tipo de produto, que precise de um período maior para ser montado e verificado, como é o caso dos móveis. Depois desse período, você não poderá mais devolver a compra.

7. Acompanhe a entrega do móvel pelo rastreio correios para poder reagendar o serviço do montador caso verifique que haverá atraso na entrega.

8. Ao receber a encomenda pela transportadora ou Correios, verifique se a embalagem está inviolada, se há Nota Fiscal anexada à embalagem e confira os dados do item adquirido.

9. Caso haja alguma inconsistência entre a sua compra e as informações da nota, não aceite o pedido.

10. Assim que receber a encomenda, realize a abertura da caixa e verifique se o item entregue é compatível com o que foi comprado.

11. Embora não seja possível verificar imediatamente se alguns móveis estão completos antes que haja um montador presente, você pode verificar se as cores estão corretas e se as peças não estão quebradas ou arranhadas.

12. Se houver algum problema, entre em contato imediatamente com a loja vendedora. Quanto mais rápido é registrada a reclamação, menos dificuldades há para resolvê-la.

Seguindo as dicas acima, suas compras online serão mais bem sucedidas e você não terá grandes problemas, podendo economizar através de compras feitas de dentro da sua casa, com muito mais facilidade para a pesquisa de preços e muito mais comodidade na hora da escolha do item e do pagamento.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar!

Redação: Bruna Bozano.

Publicidade