Varíola dos macacos: pesquisadora avalia e dá notícia que todos querem ouvir; há infectados em 17 países

Cientista responsável por monitoramento de doença divulgou taxa de transmissão do vírus que provoca alguns surtos.

PUBLICIDADE

Uma das grandes preocupações no momento em todo o planeta é um surto da Varíola dos Macacos. A infecção já foi confirmada, pela Organização Mundial de Saúde e por autoridades no assunto, em pelo menos 17 país.

PUBLICIDADE

A patologia é transmitida por um vírus transmitido por secreções respiratórias que causa como sintomas febre, mal-estar, dores no corpo e lesões que começam a ser percebidos pela cavidade oral. A especialista Giliane Trindade tem monitorado os casos que, felizmente, não chegaram no Brasil.

Varíola dos Macacos

A pesquisadora de microbiologia, que atua na Universidade Federal de Minas Gerais, avaliou resultados e divulga uma notícia que todos querem ouvir, tranquilizando a respeito de uma possível pandemia. Segundo a estudiosa, a taxa de reprodução do vírus é insuficiente para propagar uma epidemia ou pandemia.

Giliane cita até o novo coronavírus em sua análise e comparação. “Esse vírus não é de transmissão facilitada. Ele não viaja pelos aerossóis como o Sars-Cov-2 viaja”, falou a pesquisadora da UFMG.

A cientista também pontua as semelhanças e as diferenças entre a varíola humana e a dos macacos. A dos humanos apresenta uma letalidade de até 30% dos casos positivos, sendo uma das doenças que mais causou impacto na humanidade. Já o atual pode provocar o óbito de 1 a 10% de quem se infectou.

PUBLICIDADE

Vigilância sobre a varíola dos macacos

A diretora da OMS para Preparação Global para Riscos Infecciosos comunica que a organização está encorajando a todos aumentarem a vigilância da doença para ser possível pontuar onde estão os níveis e transmissão, e assim entender para onde é que a patologia está indo.