O saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço estará sendo pago a partir desta quarta-feira (25), sendo que todos os trabalhadores que nasceram no mês de agosto terão direito de efetuar o saque.
O governo confirmou que o valor máximo para retirada é de R$ 1.000 por cidadão e com isto a expectativa é que há mais dinheiro circulando, o que pode aquecer um pouco a economia brasileira.
Os saques referentes ao FGTS tiveram início no dia 20 do mês passado e segue até 15 de junho. O calendário determinando o dia para o saque é de acordo com o mês em que o trabalhador faz aniversário.
O aplicativo FGTS está disponível na App Store e no Google Play, assim o cidadão poderá consultar em seu celular se tem algum valor para receber e qual é a data. Quem preferir, também pode ir a uma agência da CEF.
Após a transferência do dinheiro, do FGTS para a poupança digital, o trabalhador pode optar por não realizar o saque, para que o valor retorne à sua conta e isto ficará disponível até o dia 10 de novembro.
Aqueles que não efetuarem o saque até o dia 15 de dezembro, terão o valor automaticamente depositado no FGTS, mas sem nenhuma correção monetária. No aplicativo ou através das agências a Caixa Econômica Federal é possível fazer a solicitação para sacar o dinheiro.
O valor será depositado automaticamente nas poupanças sociais digitais e o trabalhador poderá ter acesso ao dinheiro através do Caixa Tem, podendo efetuar o pagamento de boletos, fazer um PIX, entre outras opções.
Tem direito ao FGTS todos aqueles que trabalham pela CLT, os trabalhadores rurais, temporários e avulsos, atletas profissionais, empregadas domésticas e aqueles que trabalham apenas em época de colheita.