Principal plataforma de transporte por aplicativo, a Uber anunciou na última segunda-feira (23) que irá adotar o Pix como opção de pagamento em todo território nacional. Modalidade cada vez mais utilizada pelos brasileiros, o Pix havia sido liberado pela empresa em novembro do ano passado, mas ficando restrito apenas em alguns estados.
A possibilidade de pagamento neste formato estará disponível para todos os clientes a partir de junho.
Além dessa novidade, a Uber ainda divulgou o projeto teste que irá exigir uma fotografia, em formato selfie, dos usuários que forem pagar as viagens somente em dinheiro. Antes mesmo do usuário conseguir acionar o carro, ele terá que fazer a “U-Selfie”. A novidade atende um pedido feito pelos motoristas.
Como pagar via Pix?
Para efetuar o pagamento na modalidade digital, o cliente será direcionado de forma automática para a página após solicitar a viagem. Um código Pix será exibido e basta apenas colar no aplicativo do banco.
A partir do momento em que o pagamento via Pix for confirmado, um motorista parceiro será acionado para o local. Se a viagem for cancelada, a Uber irá fazer o reembolso em um prazo máximo de 3h. Depois de confirmado, não há a possibilidade de alteração na forma de pagamento.
Em posicionamento, a empresa orienta que os clientes não façam o Pix fora do aplicativo nativo, enviando assim o dinheiro para a conta do motorista.
“O Pix deve ser feito apenas com o código gerado no momento do pagamento pois, só assim, você terá certeza que o pagamento foi direcionado para a Uber”, informou a Uber.
Ainda segundo a companhia, em caso de acréscimo no valor pago inicialmente pela viagem, seja por mudança de destino, trânsito além do esperado ou uma nova rota, será necessário que o passageiro pague a diferença. Neste cenário, um novo código Pix será gerado.