in

Menina de 1 ano se engasga com pedaço de maçã em creche e falece no RJ; caso serve de alerta

Profissionais da creche levou menino para UPA após ele se engasgar com maçã, mas não resistiu.

Creche BBC Creative/Unsplash/Veja SP/Em Tempo

Uma menina de apenas um ano faleceu na manhã deste último domingo (22), depois de ter se engasgado com um pedaço de maçã em uma creche na cidade de Petrópolis, região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na última sexta-feira (20). Ela foi levada a uma UPA, mas não resistiu às complicações.

Publicidade

Segundo informado pela prefeitura da cidade, profissionais da unidade escolar levaram Maria Thereza Vitorino Ribeiro para uma Unidade de Pronto Atendimento, onde os médicos conseguiram reanimá-la e a intubaram.

Menina falece após se engasgar com pedaço de maçã

Depois dos primeiros atendimentos de emergência, a menina foi levada para ser internada no Hospital Alcides Carneiro, porém, infelizmente não resistiu às complicações. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial na cidade por três dias.

Publicidade

A criança estava matriculada no Centro de Educação Infantil Carolina Amorim, no bairro Cascatinha. Ela se engasgou com uma fatia de maçã por volta das 14h. A unidade de ensino infantil informou que a menina foi atendida rapidamente pelos educadores que prestam serviços no local. A causa do óbito está sendo investigada.

Publicidade

Caso serve de alerta

Após os seis meses de vida, quando se inicia a introdução alimentar com alimentos sólidos e pastosos, pode acontecer casos de engasgo com crianças. Quando uma criança se engasga com alguma comida ou outro objeto, o atendimento imediato é de suma importância. Os primeiros socorros devem ser feitos ainda no local.

Publicidade

Para evitar acidentes, um responsável sempre deve acompanhar os pequenos durante as suas refeições. Em caso de engasgo é preciso manter a calma e realizar manobras para desengasgar, sendo cada qual indicada para a idade da criança. Acima você pode assistir a um vídeo onde um profissional do Samu explica os primeiros procedimentos.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .