in

Primeiro caso de varíola do macaco é confirmado em país ao lado do Brasil e serve de alerta

O homem infectado apresentou várias pústulas pelo corpo e também febre, sendo acompanhado por uma equipe médica.

Fotomontagem: OlharDigital / Russel

A Argentina registrou o primeiro caso de varíola do macaco. A notícia foi confirmada neste último domingo (22), pelo Ministério da Saúde do país vizinho do Brasil. Essa doença é comumente encontrada na África, mas nos últimos dias vem se espalhando não só pela Europa, como também na América do Norte e agora chegou à América do Sul.

Publicidade

O homem infectado reside em Buenos Aires e, neste final de semana, teria procurado ajuda médica ao apresentar alguns dos sintomas, inclusive, já estava com pústulas pelo corpo.

Imediatamente, o paciente foi isolado e vem recebendo medicamentos para combater os sintomas. Pesquisadores já estão analisando as amostras coletadas e as autoridades tentam de alguma forma impedir que o vírus se espalhe.

Publicidade

Foi confirmado que o paciente viajou recentemente para a Espanha, país onde já foram confirmados vários casos da doença.

Publicidade

Uma comissão formada por pesquisadores e médicos está analisando todas as ações clínicas e epidemiológicas que poderão ser tomadas e assim apresentá-las às autoridades para que, desta forma, tentem impedir possíveis transmissões.

Publicidade

A OMS – Organização Mundial da Saúde, divulgou uma nota neste último sábado (21), informando que já são 92 casos confirmados até o momento, mas há dezenas de outros suspeitos, sendo que o vírus já se espalhou por mais de 15 países.

Para a OMS, novos casos de varíola do macaco devem ser identificados em países onde a doença ainda não foi confirmada. Em nota, a Organização explicou: “As informações disponíveis sugerem que a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas em contato físico próximo com casos sintomáticos“.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br