in

Como a varíola dos macacos é transmitida: vários países já têm dezenas de casos confirmados

A medida que o vírus se espalha por mais países, as autoridades tentam conter o avanço da doença.

Reprodução Catracalivre

Aproximadamente 80 pessoas já tiveram a varíola do macaco confirmada em cerca de 12 países e o número de pacientes continue aumentando, deixando as autoridades mundiais em alerta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há 50 casos sendo investigados e nos próximos dias a situação pode piorar.

Publicidade

Esta é uma doença pouco conhecida e antes ficava restrita às regiões mais remotas da África Ocidental e Central, mas agora começou a se espalhar por outros continentes. Estados Unidos, Portugal, França, Canadá, Alemanha e Espanha são alguns dos países onde o vírus já chegou.

Até o momento o Brasil não registrou nenhum caso da varíola do macaco, porém, um brasileiro de 26 anos foi diagnosticado com a doença na Alemanha. Ele estava em Portugal, depois passou pela Espanha e finalmente desembarcou na Alemanha.

Publicidade

A varíola do macaco é transmitida quando existe o contato com uma pessoa infectada. O vírus aproveita de alguma lesão na pele para se transferir para outra pessoa, mas esta contaminação também pode ocorrer pelos olhos, nariz, boca ou sistema respiratório.

Publicidade

Basta encostar em roupas infectadas para ser contaminado, ou mesmo ficar próximo de alguém contaminado quando esse espirra ou tosse. O vírus também pode ser transmitido através da relação sexual, já que a proximidade é maior entre as pessoas neste momento.

Publicidade

Macacos, ratos e até esquilos infectados também podem transmitir o vírus para as pessoas. A vacina da varíola vem conseguindo prevenir a doença na maioria dos casos, mas quem tiver algum sintoma deve procurar um médico imediatamente.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br