in

‘Cada vez mais próximos de uma catástrofe’, alerta ONU sobre mudanças climáticas: ‘incapacidade humana’

Documento da ONU aponta para ‘incapacidade humana em combater problemas climáticos’.

FIA

Nesta última quarta-feira (18) a Organização Mundial Meteorológica (OMM) divulgou um relatório do Estado do Clima. No documento está exposto que os últimos sete anos são os mais quentes já registrados na história. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirma que o sistema energético no mundo está quebrado e que com isso é possível analisar que “cada vez mais próximos de uma catástrofe”.

Publicidade

ONU alerta sobre mudanças climáticas

Além dessa afirmação o secretário-geral da ONU diz que é uma triste repetição da incapacidade humana de combater os problemas do clima, tendo recordes alarmantes, atingidos em 2021 em várias situações.

Dentre os principais problemas apontados no ano passado está o aumento do nível dos oceanos, aquecimento da água do mar, concentração dos gases que provocam o efeito estufa e as águas dos oceanos com acidez elevada.

Publicidade

Guterres pontua que os combustíveis fósseis são um caminho sem volta, ressaltando que a guerra entre Rússia e Ucrânia, com seus efeitos na energia, é outro alerta para o mundo “acordar” para as mudanças no clima que acontece no planeta.

Publicidade

Dados alarmantes no clima

Cientistas relataram que 2021 registrou o maior temperatura e acidez dos oceanos como os mais altos da história, além de águas mais ácidas. Os níveis de dióxido de carbono e gás metano foram maiores que o último recorde até então. A média de temperatura mundial foi 1.11ºC mais alta do que na era pré-industrial. Caso esse índice chegue a 1.5ºC, os efeitos se do aquecimento global se tornarão eminentes e drásticos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .