A cidade de São Paulo registrou a madrugada mais fria do ano e nesta quarta-feira (18) a temperatura chegou a 7ºC. O frio intenso foi confirmado através de uma medição feita pelo Inmet, na estação Mirante de Santana, às 6h.
Uma pessoa de 66 anos perdeu a vida em um centro de convivência de São Martinho, que é conveniado com a prefeitura da capital paulista, sob a administração do Centro Social da Nossa Senhora do Bom Parto.
Homem falece em centro de convivência
O homem faleceu enquanto estava na fila aguardando que servissem o café da manhã no local, de acordo com informações iniciais. O centro de convivência não abriga a população em situação de rua, porém, oferece alimentação todos os dias. Por conta do óbito, a dependência foi isolada.
Operação para Baixas Temperaturas
Devido a esse frio intenso que a assola algumas regiões do país, fazendo despencar a temperatura em algumas cidades, como São Paulo, a Prefeitura Municipal da capital paulista criou um plano que visa abrigar a população em situação de rua. Foram abertas cerca de 2 mil vagas em locais públicos, porém, esse total é muito inferior ao necessário: são quase 32 mil pessoas sem-teto.
Cuidados com o frio
A queda de temperatura exige que as pessoas tomem algum cuidado e redobrem algumas atenções. Uma das principais medidas a serem tomadas é o de beber água para hidratar o corpo e a pele, mesmo que não tenha tanta sede como em outros climas do ano.
Por ficarem em ambientes fechados, é preciso uma higiene especial e se possível arejar o local. Uma alimentação saudável também precisa ser mantida, pois no frio é tendência ingerir comidas mais calóricas. Pessoas com problemas cardíacos e respiratórios devem redobrar o cuidado para se agasalharem.