A ONU divulgou um alerta avisando que o planeta Terra caminha para uma catástrofe climática e que o Brasil é um dos países que precisa tomar providências imediatas para preservar o meio-ambiente, principalmente na Amazônia.
Em um informe que está sendo lançado nesta quarta-feira (18), a ONU pressiona o Brasil para que acabe com o desmatamento na Amazônia, já que isto vem ampliando a crise.
Petteri Taalas, secretário-geral da organização Meteorológica Mundial, recomendou ao presidente Jair Bolsonaro que faça alguma coisa urgentemente para frear o desmatamento, além de procurar ‘plantar mais floresta na região’.
Durante uma coletiva de imprensa, Petteri Taalas explicou que será muito prejudicial ao Brasil acabar perdendo o ecossistema. Vale ressaltar que esta cobrança é feita justamente quando no Brasil são registrados novos recordes das taxas de desmatamento.
Jair Bolsonaro chegou a prometer que seriam realizadas ações para aumentar a fiscalização, mas os números mostram que quase nada tem sido feito e o desmatamento continua avançando.
No mês passado os dados mostraram que só no primeiro trimestre desse ano, a Amazônia Legal teve um aumento recorde no número acumulado de alertas referentes a desmatamento. Os dados são monitorados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais e o crescimento teria sido de 64%.
Vários estudiosos alertam para o fato de que o planeta está caminhando para uma catástrofe climática, sendo que o Brasil tem sido motivo de preocupação para o mundo todo, justamente por causa do desmatamento na Amazônia.
“Parar o desmatamento na Amazônia é um dos grandes desafios do mundo“, alertou Taalas.