in

Ciclone subtropical pode se tornar furacão e atingir o Brasil; alerta foi dado pelo Inmet

O ciclone que pode atingir o país tem previsão de ventos com mais de 100km/h.

Estadão

Notícia de que furacão pode atingir o Brasil agita as redes sociais. No entanto, o fenômeno que pode chegar ao país nos próximos dias é o ciclone subtropical, conforme alertou o Ministério do Desenvolvimento Regional. Os ventos causados pelo ciclone podem chegar a 100km/h.

Publicidade

Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados que mais devem sentir os efeitos do ciclone no país a partir desta terça-feira, 17 de maio. Apesar de por enquanto se tratar de um ciclone subtropical, o risco do fenômeno subir de categoria e se tornar um furacão não está descartado pelos especialistas.

Durante uma coletiva de imprensa que foi realizada na noite desta última segunda-feira, 16 de maio, a pasta e o Inmet – Instituto de Nacional de Meteorologia deram mais detalhes sobre o fenômeno.  “A gente já fazia previsão de ventos fortes quando a Marinha emitiu uma nota classificando-o na categoria superior, que é tempestade subtropical”, explicou Marcia Seabra, coordenadora-geral do Inmet.

Publicidade

Os especialistas orientam que a população busque orientação nos sistemas da Defesa Civil. As pessoas que estiverem em área de risco podem cadastrar o celular através de um SMS e a partir daí receber os alertas através do telefone. A velocidade dos ventos esperados pode causar destelhamento, queda de postes e árvores causando interrupção de energia elétrica.

Publicidade

Onda de frio

No começo da semana a Defesa Civil fez o alerta informando sobre a onda de frio que vai chegar ao país durante a semana. Uma intensa massa de ar polar avança sobre a região sul e vai influenciar a queda das temperaturas também nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e os estados de Rondônia e Acre.

Publicidade

A massa de ar polar vai causar baixas temperaturas e deixar os termômetros negativos em alguns municípios do Sul do Brasil. Há previsão de geadas e tem a previsão de possibilidade de neve.

Publicidade