in

Corpo de perito da Polícia Civil é encontrado em rio; militares da Marinha foram presos

Renato Couto teria sido vítima de emboscada na sexta-feira, no centro do Rio de Janeiro.

Arquivo pessoal Renato Couto

A morte do papiloscopista Renato Couto Mendonça, de 41 anos, está repercutindo em todo o Brasil. O policial civil estava desaparecido desde a última sexta-feira (13). Amigos e familiares acreditam que ele tenha sido vítima de um emboscada. Nesta segunda, o corpo foi encontrado em um rio em Japeri, cidade da Baixada Fluminense.

Publicidade

Familiares compareceram ao local, onde o corpo foi achado, e identificaram que se tratava de Renato. O papiloscopista desapareceu na sexta-feira, depois de confusão em ferro-velho de Lourival Ferreira de Lima. A confusão começou por causa de furtos.

Renato estava construindo uma casa na região da Praça da Bandeira, zona norte do Rio, e estava revoltado com os furtos ocorridos na residência. Tudo foi documentado em boletins de ocorrência. Na sexta-feira, Renato foi até o ferro-velho de Lourival e encontrou peças que haviam sido roubadas de sua construção. Teria ocorrido uma discussão entre eles.

Publicidade

Um vídeo obtido pela polícia mostra uma discussão. Diante das imagens, os responsáveis pelas investigações querem saber se era Renato quem aparece, de camiseta verde, com arma na mão e ameaçando Lourival. Há um corte no vídeo, que precisa ser analisado pela perícia.

Publicidade

Quatro pessoas são presas após o crime

Renato teria agredido Lourival (foto acima) pela manhã. O dono do ferro-velho contou ao filho, o sargento da Marinha Bruno Santos de Lima (foto acima). Os dois, acompanhados de um cabo, identificado como Daris Fidelis, e terceiro-sargento, Manoel Soares, teriam armado uma emboscada. Renato foi agredido, recebeu dois tiros, sendo jogado no rio em Japeri. Laudo do IML mostrou que ele ainda estava vivo quando foi arremessado a água.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!