in

Prepare o agasalho: massa de ar polar derruba temperatura com neve e chuva congelante; diferença entre elas

Termômetros devem registrar temperatura próxima do zero em algumas cidades brasileiras nesta semana.

Reprodução/Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo/GAZ/Bételen Reginatto

A partir desta segunda-feira (16) uma massa polar chega ao Brasil derrubando a temperatura em diversas cidades brasileiras, tanto que algumas podem registrar temperaturas próximas do zero grau. Neve e chuva congelante fazem parte da previsão do tempo para algumas regiões do país.

Publicidade

Os brasileiros precisam preparar o agasalho para um mês de maio atípico, com previsões de geada em estados do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste. A região Norte e Nordeste devem permanecer com as mesmas temperaturas, sem muitas surpresas nos próximos dias.

Massa de ar polar traz frio ao Brasil

Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, esse frio intenso tem um diferencial, proporcionando esse mês de maio fora do comum. Em boa parte do Brasil terá o deslocamento de uma massa de ar polar bem forte, coincidindo com a passagem de um ciclone extratropical.

Publicidade

A junção desses dois fenômenos climáticos trará umidade. Com isso, poderá acontecer dois eventos que são muito incomuns no Brasil: a precipitação da ‘chuva congelante’ e queda de neve.

Publicidade

Neve e chuva congelante

A neve é mais conhecida pela população, apesar de acontecer raramente em poucas regiões brasileira. Os flocos de gelo são formados ainda quando estão nas nuvens, caindo no solo congelados.

Publicidade

Já a chuva congelante é um pouco diferente e é mais raro no Brasil. Essa precipitação ocorre de forma normal, porém, a água congela assim que chega na superfície da terra. “As pessoas não se ‘molham’, porque a gota congela quando toca a superfície”, diz o meteorologista.

Geada em vários estados

Além desses dois fenômenos que prometem derrubar as temperaturas, poderá ocorrer geada nos estados do Sul, nas regiões sul e oeste de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, além de áreas no sul de Minas Gerais.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .