Brasil terá semana de fortes ondas de frio com chuva congelante, geada e neve

A previsão da frente fria é para próxima segunda-feira (16), permanecendo até o domingo (22).

PUBLICIDADE

A partir da próxima segunda-feira (16), grande parte do Brasil enfrentará uma grande frente fria. Segundo o meteorologista César Soares, a previsão para o Sudeste é de neve e muita chuva. Nos outros pontos do país, a previsão é de muitas geadas. Em São Paulo, terá muito frio, abaixo de 10º C.

PUBLICIDADE

Segundo os serviços de meteorologia, o frio ainda nem começou. Mesmo assim, entre os dias 16 a 22 deste mês será o momento mais frio do ano. O profissional também afirma que esse período, em termos técnicos, é identificado como sendo o de avanço de uma massa polar, ou seja, um frio muito intenso.

Os moradores dos estados do Centro-Sul do país devem preparar os agasalhos e cobertores, pois serão os mais afetados pela frente fria. No entanto, os especialistas acreditam que deve acontecer a chamada chuva congelante, em razão da passagem de um ciclone, que está previsto para essa data. Assim, possibilita o acontecimento de eventos atípicos, como a neve.

A famosa chuva congelante é um dos eventos mais inusitados que podem acontecer, pois ela é uma chuva normal, como qualquer outra. Entretanto, quando as gotas de água batem na atmosfera, elas se transformam em gelo. Segundo o meteorologista, esse fenômeno é raro.

Os dias mais frios serão entre 16 e 22 deste mês de maio. Entre a terça-feira (17) e a quarta-feira (18), há previsão de neve em Santa Catarina. Com a divulgação da frente fria nas redes sociais, a população brasileira já pode se preparar e criar alternativas para se manter aquecido.

PUBLICIDADE