in

Atenção! Receita Federal inicia a restituição do Imposto de Renda e divulga calendário de pagamento

A restituição do Imposto de Renda obedece uma fila e terá início dia 31 de maio.

Divulgação / Istoé

A restituição do Imposto de Renda terá início no dia 31 de maio. O pagamento segue uma fila e o contribuinte que entrega a declaração primeiro recebe a restituição mais rápido. O último prazo para entrega da declaração do referido Imposto é até o dia 31 de maio.

Publicidade

Acontece que existem alguns grupos de pessoas que não seguem a fila, tais como idosos, professores, pessoas com doenças graves ou com deficiência. Desta forma, o primeiro lote de pagamento é praticamente todo destinado a essas pessoas.

A receita Federal dividiu a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes de pagamento.

Publicidade

Confira o calendário de pagamento

    • 1º lote terá início de 31 de maio;

Publicidade

    • 2º lote terá início dia 30 de junho;

Publicidade

    • 3º lote terá início dia 29 de julho;

    • 4º lote terá início dia 30 de agosto;

    • 5º lote terá início dia 30 de setembro.

A consulta da data da restituição do Imposto de Renda é feita pelo site da Receita Federal na semana da data do pagamento. No entanto, não há possibilidade de saber a data exata da restituição, a única forma de saber em qual lote estará disponível é realizando a consulta por CPF, no site da entidade.

No entanto, vale ressaltar que após a entrega da declaração do Imposto de Renda, cabe ao contribuinte analisar o andamento processual da declaração, pois, havendo qualquer irregularidade, pode atrasar a restituição. Desta forma, o ressarcimento é feito em lotes residuais, que são pagos no final do ano ou início do ano seguinte. Caso haja a ocorrência de erro, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora.

Publicidade