Um menino de apenas seis anos foi picado pela cobra mais venenosa do país, a coral-verdadeira. O acidente aconteceu no município de Nova Trento, na Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina.
Devido à gravidade da situação, a criança precisou ser levada rapidamente em um helicóptero do Corpo de Bombeiros para ser atendida no Hospital Infantil Joana de Gusmão, localizado na capital catarinense.
Menino de seis anos é picado por cobra mais venenosa do Brasil
A equipe de resgate informou que o menino foi picado quando tirou uma caixa em um local que fica próximo de sua casa. Após o atendimento realizado pelo Samu, a equipe de resgate aérea foi acionada em torno de 10h40.
O estado de saúde do menino foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros no momento do resgate, dizendo que não era grave quando foi atendido. Ele precisou ser transferido devido à periculosidade do veneno dessa espécie de serpente.
O que fazer em casos de picada de coral-verdadeira
O biólogo Christian Raboch, que é especialista em serpentes venenosas, afirmou que é preciso um atendimento médico imediato quando uma pessoa, principalmente criança, é picada por uma coral-verdadeira. O tratamento para esse caso é com soro antielapídico. Ele afirma que os sintomas são menores quanto mais rápido for aplicado o medicamento. De acordo com ele, o veneno dessa cobra age no sistema nervoso da vítima, se espalhando rapidamente pelo organismo.
Especialistas recomendam três passos básicos em casos de picada por cobra: não cortar o local ferido, fazer alguma perfuração ou sucção do veneno; o local precisa ser lavado com água e sabão; o ferido tem que ser levado para atendimento médico e hospitalar o mais rápido possível.