in

Norovírus: quais os principais meios de transmissão e como se prevenir deste novo vírus

Mais um vírus está deixando os brasileiros preocupados e é preciso saber como se prevenir.

Reprodução 90goals

Um surto de norovírus em Salvador tem deixado não só o estado da Bahia em alerta, mas o Brasil inteiro, pois é um vírus com alta capacidade infecciosa e que também é muito resistente.

Publicidade

O vírus consegue permanecer por longos períodos nas superfícies que tiveram contato com a pessoa infectada, o que facilita a transmissão. O norovírus também pode ser encontrado na água contaminada e até mesmo nos alimentos, sendo responsável principalmente pela gastroenterite viral.

Os sintomas mais comuns são: diarreia, vômitos, dores abdominais, dor de cabeça e também febre. O paciente deve ficar em repouso, ingerir bastante líquido e contar com acompanhamento médico, uma vez que há vários tipos de norovírus, o que acaba dificultando o controle.

Publicidade

Os sintomas podem aparecer de 24 a 48 horas após o contágio e geralmente duram até três dias. A pessoa infectada pode transmitir o norovírus até dois dias depois que os sintomas desaparecem.

Publicidade

A principal forma de transmissão do norovírus é a fecal-oral, por isso é preciso tomar cuidado com os alimentos ingeridos e também a água. A transmissão através do contato com superfícies é mais difícil, mas nunca deve ser descartada.

Publicidade

Em ambientes fechados, como escolas, hospitais e navios pode ocorrer surtos mais facilmente, por isso é importante manter os lugares sempre ventilados e sempre que possível evitar aglomeração. A lavagem correta das mãos, que ajuda a evitar a Covid-19 também é uma importante arma contra o norovírus.

Não existe um tratamento específico para as pessoas infectadas, estas pessoas deverão ficar em repouso, e o médico decidirá qual medicamento prescrever de acordo com os principais sintomas. Lavar muito bem as mãos antes de manipular alimentos e após usar o banheiro é uma ótima forma de evitar o contágio. Também é preciso desinfectar superfícies e objetos que foram tocados por pessoas infectadas.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br