O ano de 2022 foi escolhido para os jogos mundiais e, com o retorno regularizado às aulas, os professores podem aproveitar o tema Copa do Mundo como estratégia de ensino. E existem muitos tipos de abordagem em sala de aula para contextualizar eventos históricos a partir do Mundial.
Entre as possibilidades de aprendizagem, o aluno poderá conhecer aspectos culturais, sociais e econômicos, que abrange diferentes países que já participaram do evento. Além disso, o professor também pode relacionar informações sobre relações geopolíticas, tanto do país sede com seus vizinhos, quanto outros.
Mundial pode contribuir com o ensino
A Copa do Mundo FIFA vai além de reunir torcidas brasileiras para torcerem juntas por um só time. Isso porque o tema pode ser trabalhado em sala de aula, contribuindo com o aprendizado, especialmente em 2022, que é o ano do Mundial.
Além das curiosidades sobre os jogos, o professor pode atrair a atenção dos alunos nas aulas de história. Sejam temas relacionados aos principais acontecimentos no mundo durante os anos de copa ou relações político-econômica.
Afinal, o futebol é um esporte bastante popular e traz influências socioeconômicas e sociopolíticas. Assim, traz muitos assuntos relacionados à aula de história do mundo, em geral. Portanto, um tema a ser abordado conforme o planejamento de cada professor.
Veja alguns pontos importantes!
Copa do Mundo de 1930
A primeira competição mundial ocorreu em 1930, mas a FIFA tinha a competição internacional em seu planejamento desde 1904, o ano de sua fundação. Somente quando o torneio futebolístico dos Jogos Olímpicos foi um sucesso, entre 1924 e 1928, é que a competição mundial se tornou possível.
Além de abordar a história, o professor também pode conceituar a crise de 1929, que abalou a organização do Mundial. Afinal, nesta época, algumas nações europeias foram abaladas financeiramente.
Além disso, de acordo com o historiador Hilário Franco Júnior, a estreia da competição mundial aumentou a rivalidade entre os uruguaios e os argentinos. Assim, estes também são pontos interessantes para abordar em sala de aula.
É importante destacar a Guerra da Cisplatina e a Guerra Civil Uruguaia desta época. Com isso, detalhar o conflito entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata.
Copa de 1950
O time brasileiro emprestou o uniforme para o México jogar contra a Suíça. Isso aconteceu porque a seleção do México e Suíça estavam com a mesma cor de uniformes, ou seja, vermelhos.
Então, a equipe local emprestou suas camisetas para o time sorteado.
Copa de 1958
O que mais chamou a atenção foi a história de Rachid Mekloufi, jogador que estava no auge de sua carreira e arriscou tudo para lutar pela causa que acreditava. Ou seja, ver seu país livre e acabar com a guerra atual, que havia matado centenas de milhares de pessoas.
O principal jogador foi convocado para defender a seleção francesa, mas recusou por ser argelino e ter uma causa para lutar. Afinal, seu país estava em guerra com a França.
Dicas para abordar a Copa do Mundo em sala de aula
Acima, citamos alguns acontecimentos, mas é preciso elaborar um plano de aula para abordar os principais acontecimentos. Entre as sugestões, destacamos:
- Elaborar contextos históricos referente a cada competição, destacando os principais pontos que o Mundial influenciou em cada país que sediou o evento;
- Levantar situações em que a política interferiu na competição, por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, período que não teve os jogos;
- Solicitar a cada aluno, uma pesquisa que aborde algum contexto histórico e discutir o assunto em sala de aula;
- Abordar a relação entre o período de esportividade e a Revolução Industrial;
- Pesquisar sobre as copas e suas relações econômicas e políticas ao longo dos anos;
- Levantar informações sobre o que estava acontecendo no mundo, em contextos de tempo, durante determinado Mundial da FIFA.
Existem muitas maneiras de abordar o tema sobre a Copa do Mundo em sala de aula. Além de abrir portas para novos conhecimentos, esse é um tema que ajuda a deixar os alunos mais curiosos e entusiasmados.