in

Site do Orkut é reativado e fundador anuncia novidades; ‘Vejo você em breve!’

A possível reativação do Orkut, lançado em 2004, se tornou um dos assuntos mais comentados.

REPRODUÇÃO/ GAZETA RIO PRETO

Nesta quarta-feira (27) o site oficial da extinta rede social, Orkut, foi relançado. O site continha um anúncio do criador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. Na mensagem ele diz que algo novo está sendo construído, insinuando uma provável reativação da rede social, que foi criada em 2004.

Publicidade

Buyukkokten contou que é otimista em relação às pessoas, e acredita que a conexão pode mudar o mundo para melhor, quando as pessoas se conhecem mais. Foi por isso que decidiu criar a primeira rede social do mundo enquanto ainda era estudante de pós-graduação. No texto o criador avisou: “Vejo você em breve!”.

O anúncio foi disponibilizado em inglês e português após dois dias de Elon Musk concluir sua aquisição do Twitter por US$ 44 bilhões. A compra gerou uma divergência de opiniões entre os usuários, muitos dos quais passaram a exigir o retorno do Orkut.

Publicidade

O possível retorno da rede social foi um dos assuntos mais comentados após o relançamento do site. “Se o Orkut voltar, serei a pessoa mais feliz”, escreveu um internauta no Twitter.

Publicidade

Os usuários não poderão restaurar suas fotos antigas no Orkut. O Google, ex-proprietário da rede social, oferecia essa opção, mas desativou há alguns anos.

Publicidade

Sucesso nos anos 2000

Buyukkokten ainda falou sobre o sucesso da rede social nos anos 2000, que na época alcançou 300 milhões de usuários em todo o mundo. E revelou que exigiu muito trabalho tornar o Orkut uma comunidade que não tolerasse o ódio e a desinformação.

“Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline”, concluiu Buyukkokten.

Publicidade