Mortes por covid-19 caem 77,3% no estado do Rio

Queda nos óbitos começou no início do ano.

PUBLICIDADE

No estado do Rio de Janeiro, houve redução de 77,3% no percentual do total de mortes por covid-19 entre fevereiro, com 1.719 óbitos, e março, com 390. O recuo vem ocorrendo desde o início do ano, informou a Secretaria de Saúde (SES).

PUBLICIDADE

Entre os dias 1º e 18 de abril, 47 municípios não registraram mortes pela doença. Neste caso estão as cidades de Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro D’Aldeia, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Tanguá, Trajano de Moraes, Valença e Vassouras.

Para a coordenadora de Informações e Saúde da SES, Luciane Velasque, a explicação é a vacinação no estado do Rio, que já atingiu 86% da população com 12 anos ou mais com a primeira e a segunda doses. “O último Mapa de Risco para Covid-19 mostra que óbitos e internações caíram, e o estado segue com risco muito baixo para a doença”, explicou.

Análise das informações

A Secretaria de Saúde informou que muitos casos são notificados após a data do óbito e, por isso, a recomendação desde o início da pandemia é que “a análise das informações seja feita pela data de ocorrência da morte, e não pela data de registro no sistema”, afirmou.

A 77ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, que é a última atualização feita e divulgada na quinta-feira (14), indicou que, pela sexta semana consecutiva, o estado do Rio está com bandeira verde, de risco muito baixo para doença. A avaliação se baseia na comparação da 14ª semana epidemiológica deste ano, de 3 a 9 de abril, com a décima segunda semana, de 20 a 26 de março.

PUBLICIDADE

Apesar dos resultados avançados, o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, reforçou a necessidade de ampliação dos índices vacinais. “Precisamos que a população não se descuide da vacinação. As pessoas que ainda não receberam a 2ª dose ou dose de reforço devem retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço”, disse.


Publicado em 20/04/2022 – 09:51 Por Cristina Índio do Brasil – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro


Edição: Kleber Sampaio