in

Lula ou Bolsonaro? Pesquisa mostra em quem jovens de 16 a 24 anos querem votar

Pré-candidatos aparecem empatados tecnicamente em pesquisa do PoderData.

O Povo

Artistas e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciaram grande campanha nas redes sociais e em outros meios de comunicação para incentivar jovens de 16 a 18 anos a tirarem o título de eleitor e votarem nas eleições que acontecerão em outubro. Nesta faixa etária, não é obrigatório votar. Pesquisa PoderData divulgado nesta quarta-feira (13) mostra a preferência dos jovens.

Publicidade

Nas eleições para presidente, 39% dos jovens de 16 a 24 disseram que vão votar em Lula (PT). O petista tem, então, entre 37% e 41%, de acordo com a margem de erro. Jair Bolsonaro (PL) recebe 37% dos votos e tem entre 35% e 39%. Por este motivo, os dois candidatos estão empatados tecnicamente nesta faixa etária.

Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 6% dos votos nesta faixa etária. André Janones (Avante) aparece com 3%. Eymael (DC) tem 2% e está à frente de João Doria (PSDB), que soma apenas 1%. Simone Tebet (MDB) não pontuou. Sergio Moro, que trocou o Podemos pelo União Brasil, não aparece no levantamento porque, oficialmente, retirou sua pré-candidatura à presidência da República.

Publicidade

Detalhes da pesquisa

A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 10 a 12 de abril. Foram ouvidas 3.000 pessoas em 322 cidades brasileiras. Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram contemplados no levantamento dos dados. A pesquisa foi registrada no TSE.

Publicidade

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento do PoderData é de 95%. Isso significa que se fossem feitas 100 pesquisas como estas, 95 delas teriam resultado semelhante ao que foi apresentado.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!