Lula ou Bolsonaro? Pesquisa mostra em quem jovens de 16 a 24 anos querem votar

Pré-candidatos aparecem empatados tecnicamente em pesquisa do PoderData.

PUBLICIDADE

Artistas e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciaram grande campanha nas redes sociais e em outros meios de comunicação para incentivar jovens de 16 a 18 anos a tirarem o título de eleitor e votarem nas eleições que acontecerão em outubro. Nesta faixa etária, não é obrigatório votar. Pesquisa PoderData divulgado nesta quarta-feira (13) mostra a preferência dos jovens.

PUBLICIDADE

Nas eleições para presidente, 39% dos jovens de 16 a 24 disseram que vão votar em Lula (PT). O petista tem, então, entre 37% e 41%, de acordo com a margem de erro. Jair Bolsonaro (PL) recebe 37% dos votos e tem entre 35% e 39%. Por este motivo, os dois candidatos estão empatados tecnicamente nesta faixa etária.

Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 6% dos votos nesta faixa etária. André Janones (Avante) aparece com 3%. Eymael (DC) tem 2% e está à frente de João Doria (PSDB), que soma apenas 1%. Simone Tebet (MDB) não pontuou. Sergio Moro, que trocou o Podemos pelo União Brasil, não aparece no levantamento porque, oficialmente, retirou sua pré-candidatura à presidência da República.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa PoderData foi realizada entre os dias 10 a 12 de abril. Foram ouvidas 3.000 pessoas em 322 cidades brasileiras. Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram contemplados no levantamento dos dados. A pesquisa foi registrada no TSE.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento do PoderData é de 95%. Isso significa que se fossem feitas 100 pesquisas como estas, 95 delas teriam resultado semelhante ao que foi apresentado.

PUBLICIDADE