Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL), é pré-candidato ao governo de São Paulo. Pesquisa Ipespe foi divulgada e mostra o desempenho de três candidatos com o apoio de Bolsonaro, Lula e João Doria.
Sem o apoio dos “padrinhos”, Fernando Haddad (PT) lidera com 35%. Tarcísio de Freitas aparece na segunda posição, com 18%. Rodrigo Garcia (PSDB) aparece com 9%. Oito porcento não sabe em quem votar ou não responderam. Branco, nulo ou nenhum dos candidatos chega a 30%.
Com o apoio de Lula e de Geraldo Alckmin, Haddad sobre para 39%. Rodrigo Garcia, apoiado por João Doria, salta de 9% para 11%. Tarcísio é quem tem o maior crescimento entre os postulantes ao Palácio do Bandeirantes. O ex-ministro salta de 18% para 29%.
A pesquisa Ipespe não considerou a pré-candidatura de Márcio França (PSB) e de outros candidatos neste cenário específico que queria testar o apoio de “padrinhos” políticos. O levantamento ouviu 1.000 pessoas maiores de 16 anos. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de abril.
A margem de erro deste levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Ipespe registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os protocolos do levantamento são SP-06962/2022 e BR-00800/2022. As eleições estão programadas para outubro.
Os eleitores de São Paulo escolherão deputado estadual, deputado federal, governador do estado, um senador e o presidente da República. O PSDB governa o estado desde 1994. São sete mandatos consecutivos no maior estado do país.