O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estreou na última segunda-feira (04), uma página na plataforma de compartilhamento de vídeos curtos Kwai. A parceria inédita tem como objetivo ampliar o combate a desinformação e notícias falsas sobre as eleições no ambiente digital.
Segundo o Kwai, essa primeira iniciativa que firma o acordo entre plataforma e TSE para manter a integridade no processo eleitoral brasileiro, faz parte das ações para o “Mês do Combate à Desinformação”.
Dentro do aplicativo, o TSE publicará conteúdos informativos relacionados às eleições – com objetivo de desmistificar temas conhecidos pelos internautas como fraudes nas urnas eletrônicas, votos nulos ou brancos, remuneração de mesários, acesso à documentação eleitoral, entre outros temas.
Para credibilizar ainda mais a ação no combate à desinformação, os parceiros de notícias do Kwai, junto ao TSE, demonstrarão por meio de vídeos o que é fato e o que é mentira sobre as eleições e sobre a Justiça Eleitoral, apresentando aos usuários de forma clara, diversas informações importantes sobre o processo eleitoral.
Os vídeos, darão também dicas para os internautas, para que assim, possam identificar informações falsas e tirar dúvidas com fontes verificadas e confiáveis.
Além de se informar, os usuários da plataforma poderão interagir com as publicações, dando dicas que possam auxiliar na busca de informações corretas sobre o processo eleitoral.
Dentro do aplicativo, a hashtag #FatoOuBoato ganhará ainda mais espaço. Segundo o Kwai, a plataforma disponibilizará ferramentas que indiquem páginas de checagem.