in

Fim da guerra? Rússia começa a retirar tropas de cidades ucranianas e país comemora

Representantes ucranianos e russos têm se reunido para tomar decisões sobre fim dos conflitos.

EFE/AFP/MONTAGEM

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode estar chegando ao fim. Neste sábado (02/04) o conselheiro ucraniano  Mykhailo Podoliak declarou que as tropas inimigas já começaram a retirada de algumas cidades de seu país.

Publicidade

O anúncio, feito através do Telegram, acontece pouco mais de um mês depois que o presidente em exercício na Rússia ordenou aos seus militares que invadissem a Ucrânia e começassem bombardeios nas principais cidades do país.

Com a rápida retirada dos russos de Kiev e Chernihiv (…) está bastante claro que a Rússia escolheu outra tática prioritária: retirar-se para o leste e sul, manter o controle de vastos territórios ocupados e conquistar um poderoso ponto de apoio na área“, declarou Mykhailo.

Publicidade

Viacheslav Chaus, governador de Chernihiv, declarou que a cidade de mesmo nome não foi vítima de nenhum bombardeio durante esta madrugada, ao contrário do que vinham acontecendo em episódios recentes.

Publicidade

Ganna Maliar, vice-ministra da Defesa ucraniana, também se manifestou sobre a retirada de tropas russas nesta semana: “Irpin, Bucha, Gostomel e toda a região de Kiev foram libertadas do invasor“, declarou.

Publicidade

Contudo, ainda não foi anunciado um cessas fogo completo. Representantes russos e ucranianos têm se reunido nas últimas semanas para chegar a uma decisão sobre o fim da guerra. Desde fevereiro, diversos ataques tiraram a vida de milhares de pessoas, entre militares e civis.

Milhares de ucranianos precisaram procurar abrigos em outros países para fugir dos bombardeios aos quais o país vem sendo submetidos desde a ordem de Putin.

Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.