Tipos de caminhões e caminhonetes para alugar

Está pensando em aumentar a sua frota de caminhões e, para isso, pretende investir na locação?

PUBLICIDADE

Com um mundo extremamente globalizado, é necessário possuir um bom meio de locomoção. O mercado atual oferece diversas oportunidades, basta saber a finalidade do meio escolhido.

PUBLICIDADE

Isto é, cada veículo escolhido possui determinadas características que se adequam a certos trajetos e cargas. Uns possuem melhor eficiência em perímetros urbanos, outros são mais recomendados para longos trajetos.

Para realizar a melhor escolha, é necessário compreender as necessidades básicas de uma organização. Principalmente em relação aos custos, quilometragem a ser rodada, objeto de transporte, entre outros. Escolher o tipo certo de caminhão garantirá segurança, eficácia e consequentemente, maior lucro para a empresa.

É imprescindível, também, analisar quais serão as trajetórias percorridas pela carga. Afinal, a maioria dos caminhões não tem permissão para circular nos grandes centros, sendo necessário obter autorização especial do município.

TIPOS DE CAMINHÕES E CAMINHONETES NO MERCADO

Para ajudar na sua decisão, confira alguns dos principais tipos de caminhões e entenda suas principais diferenças:

PUBLICIDADE

VUC OU ¾ (VEÍCULO URBANO DE CARGA)

O caminhão ¾, por ser menor, é o mais indicado para se deslocar em áreas urbanas. Suas medidas não devem ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento. E sua capacidade de transporte é de até 3 toneladas.

E, para aqueles que não abrem mão de ajudar o meio ambiente, o VUC oferece limite de emissão de poluentes que contribuem para a causa.

TOCO (CAMINHÃO SEMIPESADO)

Conta com dois eixos na carroceria: um frontal e outro traseiro. Suas medidas tem um limite de 14 metros e possui capacidade de transporte de até 6 toneladas.

O caminhão do tipo toco é muito utilizado para as mudanças, servindo de baú. Além disso, em geral, as pessoas o utilizam para transporte de carga seca, cargas gerais e caçamba de areia, pedra e terra.

TRUCK OU 6X2

O caminhão truck possui as mesmas dimensões do caminhão toco, 14 metros. Porém, possui eixo duplo em sua carroceria. Um dos eixos recebe força do motor para prestar um melhor serviço, oferecendo maior desempenho ao veículo. Assim, o truck pode carregar cargas mais pesadas, em torno de 10 a 14 toneladas.

BITREM OU TREMINHÃO

Em geral, possui sete eixos, podendo transportar até 57 toneladas. Contudo, o bitrenzão (modelo com nove eixos) é extremamente popular, possuindo uma capacidade muito atrativa: até 74 toneladas! Com isso, o bitrem de nove eixos não ultrapassa 30 metros de comprimento.

Imagem: Freepik

BREVE PASSO A PASSO DE COMO ALUGAR

A partir destas informações, é importante saber o que vem depois de escolher o tipo ideal para a empresa. Com a Agrofy, é possível encontrar maior facilidade na hora de locar um caminhão. Um dos seus maiores destaques é no aluguel de caminhonetes.

A empresa oferece aluguel de caminhões, máquinas agrícolas, tecnologia de ponta, acessórios e até mesmo, equipamentos automotivos por unidade ou frota. Oferece também alternativas customizadas, a fim de atender melhor cada demanda trazida pelo cliente.

O prazo de locação é variável. Um caminhão leve pode ser encontrado por valores a partir de R$3.000,00 mensais/unidade. E um caminhão pesado pode ser alugado a partir de R$9.000,00 mensais.