in

Alerta! Cientistas apontam que várias tempestades geomagnéticas atingirão a terra

Saiba quais podem ser os efeitos dessa tempestades geomagnéticas para o planeta.

pplware.sapo

Cientistas do NOOA  (Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), dos Estados Unidos, e do  British Met Office, no Reino Unido acenderam um sinal de alerta a respeito de tempestades geomagnéticas que atingirão o planeta terra nos próximos dias.

Publicidade

Cientistas alertam sobre tempestades geomagnéticas

Conforme o portal Science Alert, o sol anda tendo comportamentos turbulentos desde janeiro desse ano. Devido a essa agitação, ele está ejetando massa coronal diariamente, diante disso, algumas dessas explosões devem atingir a terra, mas não é necessária tanta preocupação, pois as tempestades esperadas poderão ser classificadas de leve a moderadas.

Esse alerta pode parecer assustador, mas vale lembrar que nos últimos dias a terra já passou por algumas tempestades, classificadas no nível G1 e G2, segundo a tabela utilizada pelos cientistas para classificar a magnitude dos impactos do fenômeno.

Publicidade

Alguns efeitos do fenômeno

É importante dizer que alguns dos efeitos do fenômeno que podem acontecer é a degradação dos sinais de rádio de alta frequência, o que pode tornar necessário alguns reparos em satélites, além disso, também podem acontecer flutuações na rede elétrica,  mudança nas atividades de animais em rota migratória e até mesmo a queda de algum satélite.

Publicidade

Essa categoria de tempestade é extremamente comum e ocorre sempre que acontecem mudanças no comportamento do sol. Esse corpo celeste, que fornece calor e energia para o planeta, pode soltar partículas denominadas tempestades geomagnéticas, mas não deve haver pânico.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.