O Ministério da Defesa em Oslo informou na manhã deste sábado (19/03) que um avião das forças militares caiu. A aeronave do governo transportava quatro pessoas e todas acabaram perdendo a vida no trágico episódio.
Dentro do avião estavam quatro militares, que se dirigiam para o exército da Noruega por parte Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O Ministério da Defesa emitiu um comunicado sobre o assunto.
“Todas as quatro vítimas têm nacionalidade americana“, declarou um porta-voz do Ministério. “É com grande tristeza que recebemos a mensagem de que quatro soldados americanos morreram em um acidente de avião na noite passada“, anunciou, no Twitter, o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.
A aeronave que foi ao chão era um modelo Osprey e era de posse dos Estados Unidos. Na sexta-feira (18/03), ele parou de ser detectado do radar e as buscas começaram. Foi difícil chegar até os destroços, pois o mau tempo atrapalhou os esforços dos militares na operação.
O Ministério de Defesa da Noruega informou que as autoridades conseguiram chegar até o local do acidente durante a madrugada deste sábado e logo foram confirmados os óbitos de todos os integrantes da tripulação.
O avião que caiu fazia parte de uma operação chamada Cold Response, que trabalha com centenas e aeronaves para testar a capacidade norueguesa de receber apoio externo caso seja atacada em um conflito.
Até o fechamento desta matéria, a identidade e idade das vítimas não havia sido divulgada pela imprensa nem pelas autoridades responsáveis pelo caso.