in

Moraes bate o martelo e solicita bloqueio do Telegram no Brasil

Provedores de internet que não cumprirem estarão sujeitos a multa diária.

Foto: Victoria Borodinova / Pixabay

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes bateu o martelo e determinou a suspensão imediata do mensageiro Telegram no Brasil. A ordem foi enviada às plataformas digitais e provedores de internet que devem criar formas de impedir o acesso do aplicativo no país.

Publicidade

Segundo informações apuradas pela Rede Globo, a ordem de bloqueio ainda está em fase de cumprimento, ou seja, as empresas e provedores estão sendo notificados pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

De acordo com Moraes, o motivo é causado pelo: desrespeito à legislação brasileira e o reiterado descumprimento de inúmeras decisões judiciais”.

Publicidade

O bloqueio

O mensageiro se tornou uma das principais preocupações para as eleições de 2022, por ‘facilitar’ o compartilhamento de fake news, se tornando também alvo de discussões no Congresso e no TSE. 

Publicidade

No pedido encaminhado ao Supremo, a Polícia Federal afirma que o Telegram é uma plataforma conhecida por sua postura de “não cooperar” com a polícia e autoridades. A nota reforça ainda que o aplicativo utiliza de atitudes não colaborativas, dando a entender que, propositalmente, ignora solicitações da Justiça, se utilizando também de vantagem em relação a outros aplicativos mensageiros, ”o que torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”. 

Publicidade

O bloqueio ocorrerá após diversas tentativas de contato por parte da Polícia Federal com a equipe jurídica do Telegram, não obtendo resposta em nenhuma das ocasiões

Aos provedores que não cumprirem a determinação de bloqueio do aplicativo, Moraes estabeleceu multa diária de 100 mil reais.

Publicidade

Escrito por Daniel Spagnuolo

Jornalista MTB 0090259/SP, apresentador e locutor.
Escrevo sobre TV e Famosos há 12 anos e hoje faço parte do podcast tvemais
Instagram https://instagram.com/danielbsn
Twitter: https://twitter.com/odanielbsn