Aos 90 anos, ex-presidente Fernando Henrique está internado; situação é citada

Antigo mandatário da nação está internado no Hospital Albert Einstein; cirurgia precisará ser realizada.

PUBLICIDADE

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, precisou ser internado ao passar por uma situação delicada em sua casa. O político filiado ao PSDB, de 90 anos, está com uma fratura no fêmur e precisará passar por uma cirurgia.

PUBLICIDADE

De acordo com a divulgação do boletim médico do Hospital Albert Einstein, Fernando Henrique fará a cirurgia já nos próximos dias. A entrada no hospital aconteceu no dia 11 de março e foi observada uma fratura de colo de fêmur.

Os médicos responsáveis pela divulgação do tratamento do ex-presidente são o nefrologista, José Medina Pestana, e o Superintendente Médico, Miguel Cendoroglo Neto. O partido de FHC chegou a publicar, nas redes sociais, uma mensagem sobre a internação do veterano, desejando rápida recuperação do ex-presidente e enviando um abraço dos tucanos.

Fratura do fêmur em idosos

Dentre os principais fatores que podem gerar uma fratura em um idoso está a fragilidade óssea. Com o passar dos anos, a perda de equilíbrio, de força e a dificuldade para enxergar podem causar danos sérios à saúde do idoso.

A fratura femoral é uma das mais preocupantes para os médicos, por conta da possibilidade de levar o idoso a deixar de andar. Quanto mais idoso for o paciente, maior pode ser a diminuição de densidade mineral nos ossos.

PUBLICIDADE

Segundo o médico ortopedista Alexandre Povoa Barbosa, em entrevista ao R7, os ossos ficam menos resistentes e mais suscetível à fratura, devido à redução de colágeno e a deposição de cristais de cálcio.

“Ao quebrar o fêmur a pessoa precisa ficar sem pisar o pé no chão, com isso, pode perder a capacidade de marcha para sempre. Todas as complicações são decorrentes da diminuição de mobilidade”, afirma o médico, que alerta sobre a possibilidade de surgimento de trombose venosa e infecção urinária.