in

Nuvem de poeira do Saara chegará Brasil acendendo estado de alerta e de tranquilidade ao mesmo tempo

Nuvem de poeira proveniente do Saara chegara ao Brasil e pode se avançar até por países da América do Norte.

linha10 / Reprodução/NASA

Indicadores de meteorologia estão em estado de alerta apontando uma nuvem de poeiras que está vindo do deserto do Saara, que fica localizado no continente africano. Tais indicações mostram que ela está se aproximando da costa do Brasil.

Publicidade

De acordo com informações repassadas pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, no último domingo (6), dois satélites mostraram que partículas estão navegando na atmosfera por cima do Oceano Atlântico, próximo do litoral do nordeste do país.

Segundo o Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, da ESA, a Agência Espacial Europeia, essa movimentação de poeira que é ocasionada por massas de ar, pode avançar nos próximos dias e chegar em áreas continentais da América do Sul e do Caribe. Sendo assim, no Brasil alguns estados do Nordeste e do Norte receberão essa massa de poeira.

Publicidade

Por mais que pareça assustador, é bastante comum que nuvens de areia provenientes do maior deserto do mundo se movam sobre o Oceano Atlântico, ainda mais nessa época do ano. Caso os ventos sejam favoráveis e essa nuvem de poeira seja grande o bastante, países da América Central e do Norte também podem ser atingidos.

Publicidade

Nuvem de areia é benéfica na Amazônia

Por mais que os índices estejam em estado de alerta, essa nuvem de poeira traz inúmeros benefícios para a Floresta Amazônica. Componentes existentes nela podem suprir diversas espécies da flora que há ali, colaborando assim com a saúde da fauna.

Publicidade

Essa poeira, em específico, é vinda do antigo lado de Bodélé, formada por minerais rochosos compostos por microrganismos mortos que tem alta taxa de fósforo, essenciais para as proteínas e crescimento das plantas.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .