in

Mulher com dois úteros dá à luz dois bebês no mesmo ano, um gerado no direito e outro no esquerdo

A primeira filha de Caroline estava com seis meses quando a mulher já estava com dez semanas de sua segunda gestação.

Reprodução/Divulgação/Terra

Em apenas um ano, uma mulher deu à luz dois bebês no estado da Georgia, nos Estados Unidos. Caroline Wortman, de 30 anos, acabou sendo diagnosticada com “útero didelfo”, uma má-formação congênita que faz com que a mulher tenha dois úteros. O diagnóstico foi feito quando ela tinha apenas 18 anos.

Publicidade

As gestações foram planejadas logo após Caroline ser informada pelos médicos de que poderia sofrer com problemas de fertilidade devido a sua condição. A doença que afeta Wortman é considerada rara e afeta cinco em cada mil mulheres. Além disso, as gestações de mulheres com “utero didelfo” costuma ser de risco e já que possuí a chance de aborto espontâneo em mais de 30%.

Caroline contou que ao descobrir o diagnóstico apenas “deu de ombros”, já que não tinha noção das implicações. Ela diz ter perguntado ao profissional de saúde na época o que significava ter dois úteros e, segundo ela, neste momento foi informada de que ela poderia se tornar estéril. E mais, o médico ainda teria dito que, caso ela engravidasse, poderia ter uma gestação muito complicada ou de alto risco. As informações foram trazidas por Wortman em entrevista ao jornal local South West News Service.

Publicidade

Em janeiro do ano passado, Caroline deu à luz a sua primeira filha. Depois disso, quando a primogênita estava completando seis meses, Caroline confirmou uma gestação de 10 semanas do seu segundo filho. Ela conta que, mesmo pequeno, foi possível ver em qual útero o 2º filho foi gerado. Enquanto Josie [primeira filha] foi gerada no seu útero direito, Brooks [segundo bebê] foi gerado no esquerdo.

Publicidade
Publicidade