in

Refugiados da Ucrânia chegam ao Brasil; Governo também resgatou animais de estimação

Cerca de 2 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia, devido aos conflitos com a Rússia.

REPRODUÇÃO/ AGÊNCIA BRASIL

Na manhã desta quinta-feira, 10 de março de 2022, a aeronave KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira) desembarcou em Brasília. O avião havia decolado na capital polonesa, Varsóvia, de onde foram resgatados 42 brasileiros que estavam na Ucrânia. Outros 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano também chegaram ao Brasil. Havia 14 crianças entre os passageiros.

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL), juntou-se à primeira-dama Michele Bolsonaro e ministros na Base Aérea de Brasília, para a recepção e desembarque da população resgatada. No dia anterior, o executivo-chefe postou um vídeo em sua conta de uma rede social, em que fazia uma vídeo-chamada com pessoas no avião, e disse: “Vou dar um abraço em vocês aqui na Base aqui em Brasília”.

Antes de seguir para a base aérea, o presidente postou um vídeo no Facebook, em que um narrador não identificado defende a neutralidade do Brasil ao não impor sanções à Rússia. Ele afirmou que a Justiça traria estabilidade econômica ao país.

Publicidade

O governo também autorizou que os cidadãos resgatados pudessem trazer seus animais de estimação a bordo. Ao todo, foram oito cães e dois gatos. Nas redes sociais, o Itamaraty postou fotos dos animais salvos. Além de altos funcionários do governo, também estiveram presentes representantes e influenciadores digitais. Como a ativista pela causa animal, Marina Zatz de Camargo Zaborowsky, mais conhecida por seu nome artístico Luisa Mell.

Publicidade

A FAB também postou fotos de brasileiros embarcando no avião em suas páginas nas redes sociais. O comandante da companhia, general de brigada ar Baptista Jr., disse que o avião fazia parte do país.

Publicidade

O envio da aeronave foi uma recomendação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, com pedido da Presidência do país. Apenas um avião foi enviado, mas conforme a FAB comunicou em 26 de fevereiro, uma segunda aeronave estava à disposição.

A guerra entre Rússia e Ucrânia já percorre por 15 dias. Devido aos ataques russos, mais de 2 milhões de pessoas deixaram as cidades ucranianas e procuraram refúgio em outros países.

Publicidade