in

Menino de 11 anos foge sozinho da guerra na Ucrânia com uma sacola plástica em percurso de 1,2 mil km

Garoto percorreu mais de mil quilômetros sozinho ao fugir de guerra que assola a Ucrânia.

Agência Brasil / Divulgação/Governo da Eslováquia/Via BBC

Um menino de apenas 11 anos conseguiu chega sozinho até a Eslováquia após viajar por 1,2 mil quilômetros para fugir da guerra travada pela Rússia e que assola a Ucrânia. O garoto saiu da parte leste do seu país com uma sacola plástica, uma mochila, o número do telefone de parentes e o passaporte.

Publicidade

Hassan é morador de Zaporizhzhia, cidade onde está uma usina nuclear que virou alvo de bombardeios. Ele precisou sair sozinho do país porque a mãe dele cuida de sua avó, que é idosa. Depois de embarcar em um trem, finalmente ele cruzou a fronteira do país e foi recebido na alfândega por funcionários do local.

O garoto estava munido de poucos pertences e ganhou comida e água de voluntários. Ele ficará com parentes que moram em Bratislava, a capital da Eslováquia. A mãe dele fez um vídeo que foi publicado pela polícia do país. Nele ela agradece por todos terem cuidado de seu filho, explicando ainda o porquê ele viajou sozinho.

Publicidade

“Perto da minha cidade está a usina nuclear atingida pelos russos. Eu não podia deixar minha mãe – ela precisa de ajuda para se locomover. Então decidi mandar meu filho para a Eslováquia”, falou Julia Pisecka, que é viúva.

Publicidade

A maior usina da Europa fica na cidade em que eles moram e foi recentemente tomada por forças militares da Rússia. Volodymyr Zelensy, presidente da Ucrânia, ressaltou que nessa invasão poderia ocorrer um desastre nuclear maior do que o que aconteceu em Chernobyl, em 1986.

Publicidade

Uma pessoa que trabalha no Ministério do Interior da Eslováquia contou que o garoto ganhou todo mundo com o sorriso, a coragem e a determinação que demonstrou em todos os momentos. Os parentes buscaram o garoto depois do contato telefônico feito por ele. A mãe e a avó, que ficaram na Ucrânia, estão recebendo doações da ZKSM, uma associação cristã.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .