Um menino de apenas 11 anos conseguiu chega sozinho até a Eslováquia após viajar por 1,2 mil quilômetros para fugir da guerra travada pela Rússia e que assola a Ucrânia. O garoto saiu da parte leste do seu país com uma sacola plástica, uma mochila, o número do telefone de parentes e o passaporte.
Hassan é morador de Zaporizhzhia, cidade onde está uma usina nuclear que virou alvo de bombardeios. Ele precisou sair sozinho do país porque a mãe dele cuida de sua avó, que é idosa. Depois de embarcar em um trem, finalmente ele cruzou a fronteira do país e foi recebido na alfândega por funcionários do local.
O garoto estava munido de poucos pertences e ganhou comida e água de voluntários. Ele ficará com parentes que moram em Bratislava, a capital da Eslováquia. A mãe dele fez um vídeo que foi publicado pela polícia do país. Nele ela agradece por todos terem cuidado de seu filho, explicando ainda o porquê ele viajou sozinho.
“Perto da minha cidade está a usina nuclear atingida pelos russos. Eu não podia deixar minha mãe – ela precisa de ajuda para se locomover. Então decidi mandar meu filho para a Eslováquia”, falou Julia Pisecka, que é viúva.
A maior usina da Europa fica na cidade em que eles moram e foi recentemente tomada por forças militares da Rússia. Volodymyr Zelensy, presidente da Ucrânia, ressaltou que nessa invasão poderia ocorrer um desastre nuclear maior do que o que aconteceu em Chernobyl, em 1986.
Uma pessoa que trabalha no Ministério do Interior da Eslováquia contou que o garoto ganhou todo mundo com o sorriso, a coragem e a determinação que demonstrou em todos os momentos. Os parentes buscaram o garoto depois do contato telefônico feito por ele. A mãe e a avó, que ficaram na Ucrânia, estão recebendo doações da ZKSM, uma associação cristã.