in

Governo de SP deve anunciar fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre no estado

O anúncio deve ser feito durante a tradicional coletiva de impressa realizada pelo governo de São Paulo no início da tarde desta quarta.

Divulgação/Secom/GESP

O governo do estado de SP decidiu que irá flexibilizar a regra do uso obrigatório de máscaras em espaços abertos em todos os municípios do estado. A decisão sobre o cumprimento das regras que aplicam às escolas será revista na manhã desta quarta-feira (9), horas antes de uma coletiva do governador João Doria (PSDB) com a imprensa, marcada para anunciar as medidas. A informação foi confirmada à GloboNews por um membro do conselho científico estadual.

Publicidade

Para os técnicos da comissão, a liberação de máscaras utilizadas em ambientes abertos foi definida a partir da quarta-feira (9) desta semana. Em locais fechados, porém, nada mudou: as máscaras ainda são obrigatórias por enquanto.

Na segunda-feira (7), o portal g1 havia revelado que um estudo feito pela Vigilância Sanitária Municipal recomendou a liberação da utilização de máscaras em locais abertos da cidade, mas manter o uso do equipamento contra a Covid-19 em locais fechados.

Publicidade

O estudo foi encaminhado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e encaminhado ao Comitê Científico do estado. O estudo, realizado pela Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo, fez três recomendações:

Publicidade
  1. Seguir as precauções não farmacológicas: manter etiqueta respiratória; higienizar as mãos; evitar aglomerações; manter uso de máscara em espaços fechados, como o transporte público;
  2. Intensificar a campanha de vacinação com a dose de reforço contra a covid-19 da população adulta;
  3. Isentar de uso de máscara ao ar livre e em ambientes abertos, como ruas e parques.

Segundo o estudo, estas recomendações são feitas no contexto da melhoria de quase todos os indicadores da pandemia de Covid-19. Também na segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro anunciou a liberação do uso obrigatório de máscaras faciais em todos os espaços da cidade.

Publicidade
Publicidade