in

Brasileiras contratam barrigas de aluguel na Ucrânia e podem ficar sem bebês: ‘muito sofrimento’

Famílias recorrem à prática na Ucrânia, porque lá a barriga de aluguel é permitida por lei.

Reprodução Globo

Muitos casais brasileiros, que não podem ter filhos, recorrem à barriga de aluguel na Ucrânia. Em meio a guerra que assola o país, mulheres brasileiras estão desesperadas com o risco de ficarem sem seus bebês. A barriga de aluguel é permitida no país localizado no leste europeu.

Publicidade

O processo de fertilização é feito em laboratório, e o embrião é formado a partir dos espermatozoides do marido e dos óvulos da esposa. Em seguida, é depositado no útero da mulher que atuará como barriga de aluguel. Há inúmeras clínicas que realizam o serviço na Ucrânia.

No Brasil, a prática de pagamento pela barriga de aluguel é proibida. O procedimento só é permitido se a mulher que ceder a barriga para a gestação não receber por isso e for parente de até quarto grau do homem e mulher que querem ter filho.

Publicidade

Uma das brasileiras que está apreensiva com a guerra e com os planos de ser mãe é Priscila Rodrigues Bogucki. A administradora de empresas viajaria para Ucrânia no dia 25 para pegar seu bebê. “A gente já passou por muito sofrimento esse período todo lidando com a infertilidade”, disse durante entrevista ao programa Fantástico, da Globo. Apesar da dificuldade, ela mantém a esperança de que tudo dará certo. O bebê que está para nascer já tem nome: João Levi.

Publicidade

Uma outra mãe, que preferiu não se identificar, fez um apelo às Forças Armadas e ao Governo Federal para que ajude as mães a buscarem seus filhos, gerados por meio de barriga de aluguel na Ucrânia. A mulher afirmou que está desesperada e disse que precisa de socorro.

Publicidade

Ela também contou ao Fantástico, sem mostrar o rosto, que nasceu para ser mãe e que a barriga de aluguel foi a única forma de ela ter um filho dela e do marido. Na Ucrânia, no ano de 2020, havia pelo menos 16 clínicas especializadas neste procedimento.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!