in

Cliente pede comida em app, exige motoboy branco e termina castigada: ‘não gosto de pretos nem pardos’

O perfil foi banido do iFood e, mesmo sem denúncias formais, a Polícia Civil deu início às investigações, podendo complicar a vida dos autores.

G1/Divulgação

Uma empresária na cidade de Goiânia (Goiás), proprietária de uma confeitaria, viveu momentos conturbados em virtude de um pedido de cunho racista feito por um dos clientes. A solicitação veio por meio de um aplicativo de delivery, na qual a pessoa responsável pela compra exigiu que o motoboy fosse de pele branca, haja vista que não gostava de pessoas com o tom de pele escuro.

Publicidade

Cliente faz pedido racista e causa incômodo em empresária

A solicitação deixou a proprietária do estabelecimento bastante incomodada e constrangida em face do entregador. “Recebemos esse pedido [na quinta-feira (3)]. Completamente constrangedor e desumano. Fiquei tão desconcertada que até pedi desculpas para o motoqueiro quando ele veio buscar o pedido”, relatou.

De acordo com o motoboy, ao chegar até a residência, foi recepcionado por duas mulheres. Inicialmente, afirmaram que não tinham sido as autoras da mensagem. Depois, acusaram o marido de uma delas, desmentindo a mesma versão segundo depois. No fim das contas, não houve esclarecimento preciso sobre o responsável pelo ato racista.

Publicidade

O iFood, em nota, disse que o perfil deste usuário já foi desativado da plataforma. Além disso, repudiou todo e qualquer ato de discriminação, dando início a um procedimento de apuração interna dos fatos.

Publicidade

A empresária da confeitaria, por sua vez, optou por não apresentar denúncia, deixando a possibilidade à cargo do entregador. Todavia, crimes de racismo são de ação pública incondicionada, independendo de denúncia para que as autoridades públicas iniciem as investigações, uma vez que são de obrigação do Estado. Agora, a Polícia Civil cuida do caso a fim de que os responsáveis possam ser identificados e responsabilizados.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com