in

Rússia prepara ataque a Kiev nas próximas horas e ordena saída de moradores; comboio de 64 km é flagrado

Imagens de satélite mostram uma coluna de blindados, tanques e outros veículos indo em direção à capital da Ucrânia.

Estadão/Divulgação

A Rússia informou na manhã desta terça-feira (1º) que realizará um ataque contra a Ucrânia, mais precisamente contra as estruturas dos serviços de segurança localizados em Kiev, a capital do país. O porta-voz do ministério da Defesa de Moscou, Igor Konashenkov, recomendou aos civis que deixem a cidade o quanto antes.

Publicidade

Comboio da Rússia com 64 km de extensão é visto em sentido a Kiev

Imagens captadas por satélite da Maxar Technologies indicam que um comboio com aproximadamente 64 km de extensão está próximo à cidade de Kiev, a capital da Ucrânia. Nesta coluna russa de infantaria estão presentes veículos blindados, tanques, artilharia rebocada e outros veículos logísticos.

A empresa afirma, ainda, que nuvens de fumaça estão sendo vistas em casas e prédios nos arredores da estrada por onde os veículos estão passando, embora a causa ainda não seja de conhecimento público.

Publicidade

Desde o início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, mais de 400 civis já morreram desde a quinta-feira, de acordo com informações levantadas pelas Nações Unidas. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirma que Vladimir Putin está cometendo crimes de guerra, cobrando que o político seja responsabilizado na Corte Internacional por conta de suas ações.

Publicidade

Segundo o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a tomada de Kiev por Moscou poderá representar um agravamento da crise humanitária e dos direitos humanos da Ucrânia. Com efeito, é possível que a situação se torne ainda mais drástica, podendo render capítulos não esperados pela humanidade.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com