in

Bolsonaro diz que Mourão deu ‘peruada’, fica irritado após defesa à Ucrânia e não condena ataque da Rússia

O presidente da República se irritou com os comentários do vice repudiando a invasão da Rússia ao território da Ucrânia.

Sputinik/Ramil Sitdikov | Suamy Beydoun/AGIF/AFP

O presidente da República, Jair Bolsonaro, desautorizou o vice-presidente, Hamilton Mourão a se posicionar, em nome do Brasil, com relação à guerra travada entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, tal competência é instituída pela Constituição Federal ao chefe do poder executivo para tratar de assuntos de ordem internacional.

Publicidade

Hamilton Mourão critica Putin com ataque da Rússia à Ucrânia

Durante a manhã desta quinta-feira (24), o vice-presidente afirmou que as ações do presidente russo são semelhantes aos movimentos conduzidos por Adolf Hitler durante a Alemanha nazista. Na sequência, alegou que as sanções econômicas não serão suficientes para frear Vladimir Putin, defendendo o uso da força.

No início da noite, Jair Bolsonaro, em live por meio das redes sociais, afirmou que quem comenta sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia em nome do Brasil “está dando peruada naquilo que não o compete”. Na sequência, citou o artigo da Constituição que faz menção à competência ao presidente da República para tais assuntos.

Publicidade

“Deixar bem claro. O artigo 84 da Constituição diz que quem fala sobre assunto é o presidente. E o presidente chama-se Jair Messias Bolsonaro. E ponto final”, disse.

Publicidade

Em contrapartida, o presidente não se manifestou publicamente sobre o assunto, deixando de condenar o ataque dos russos ao território ucraniano. Limitou-se a dizer que defende a paz e explicou que sua visita a Vladimir Putin se deu em caráter excepcional, recordando que os dois países têm o interesse no estreitamento dos laços de amizade, sobretudo em razão de questões comerciais e econômicas.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com