in

Joe Biden dá declaração às pressas e diz se EUA iniciará guerra contra a Rússia para defender a Ucrânia

O presidente discursou na Sala Leste da Casa Branca impondo novas sanções econômicas à Rússia.

Carta Capital/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a se manifestar sobre a invasão da Rússia ao território da Ucrânia. Na tarde desta quinta-feira (24), fez uma declaração na Sala Leste da Casa Branca, impondo novas sanções ao governo de Putin. As medidas são consideradas as mais severas desde o fim da Guerra Fria, incluindo bloqueio de bens de sete oligarcas russos, além do cerceamento das exportações de tecnologia e impedimento para que empresas e bancos negociem em território estadunidense.

Publicidade

Joe Biden diz que Putin é o agressor em guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos asseverou que o presidente russo é o agressor do conflito bélico, o qual rejeitou todas as tentativas diplomáticas de resolver a questão sem que ocorresse derramamento de sangue. Além disso, garantiu que os russos responderão em face de toda a comunidade global por conta do movimento armado.

Uma das declarações mais esperadas por parte do presidente ressaltou que os Estados Unidos não irão intervir militarmente em território ucraniano. Todavia, uma nova leva com sete mil soldados estadunidenses está viajando rumo à Europa, ampliando a tropa para cem mil homens.

Publicidade

“Nossas tropas não vão se engajar em combater com a Rússia na Ucrânia. Mas os Estados Unidos vão defender cada pedaço do território da Otan com a forca total do poder americano”, declarou.

Publicidade

Quando questionado a respeito de um possível recomeço da Guerra Fria, Biden ressaltou que todo o planeta está na contramão dos ataques russos. Com isso, garantiu que os dias serão gelados no país, fazendo menção à retaliação, sobretudo do ponto de vista econômico.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com