in

Após ataque russo, brasileiros ficam presos em cidade ucraniana e, em vídeo, clamam por socorro: ‘Abandonados’

Cerca de 20 pessoas aparecem no vídeo clamando por ajuda para deixar a Ucrânia.

Reprodução/Youtube

Brasileiros clamam pela ajuda da embaixada brasileira para deixar a Ucrânia após as primeiras notícias de invasão russa, no início desta quinta-feira (24). Cerca de 20 pessoas com nacionalidade brasileira, entre eles jogadores de futebol, estão em um hotel na capital do país, Kiev, e aguardam por um posicionamento da embaixada.

Publicidade

Entre eles está o jogador de futebol Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Junior, mais conhecido como Junior Moraes. Ele, assim como os demais brasileiros, utilizou as redes sociais para pedir por ajuda para deixar a Ucrânia junto com sua família.

Junior Moraes é um brasileiro naturalizado ucraniano, atua na posição de ataque e já fez parte do elenco do clube brasileiro Santos. Atualmente, compõe a equipe do Shakhtar Donetsk e da seleção ucraniana de futebol.

Publicidade

No vídeo divulgado com o pedido de ajuda, um dos jogadores afirma que todos estão reunidos com suas famílias no hotel e explica que, por conta da fuga de milhares de pessoas por conta do conflito e da falta de combustível, eles acabaram presos na cidade completamente ilhados. “Espero que a embaixada possa nos ajudar”, afirma ele. Confira.

Publicidade

Publicidade

Na gravação, a esposa de um dos atletas afirma que todos ali estão se sentindo completamente abandonados, pois não sabem o que fazer e as únicas notícias que recebem acerca do que está acontecendo são as enviadas do Brasil.

Crise entre Rússia e Ucrânia

A crise entre as nações vizinhas se acalorou quando os russos passaram a reunir militares nas regiões de fronteira, logo no fim de 2021. A Ucrânia temia uma possível invasão russa, o que Putin negava veemente que fosse acontecer, porém, acabou se concretizando nas primeiras horas desta quinta-feira (24).

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.