in

Balão cai em aeroporto de SP, atinge avião e suspende operações durante minutos

O balão continha desenhos da logo do SBT, no entanto, a emissora negou ter relação com o fato.

REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS

Na manhã de domingo (20/2), um balão caiu no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e atingiu parte de um avião da Gol que fazia embarque de passageiros. As operações no local foram interrompidas por cerca de nove minutos. Ninguém ficou ferido.

Publicidade

O balão era inteiramente decorado com a logo do SBT e personagens de desenhos antigos de um humorístico da emissora. A concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos-São Paulo, informou que às 8h40 encontrou um balão caindo no pátio. As equipes paralisaram as atividades até a retirada do objeto, que não gerou riscos para as operações, que normalizaram às 8h49. 

A concessionária ainda ressaltou em nota que soltar balões no Brasil é crime. Apesar da soltura de balões ser crime no Brasil, a prática ainda é comum. Em 2020, mais de 33 incidentes com balões foram registrados pelas companhias. Em 2021, foram registrados 44.

Publicidade

A Gol também se manifestou sobre a queda do balão. “A GOL informa que, na manhã deste domingo (20), um balão caiu no Aeroporto de Guarulhos, próximo da aeronave que estava em processo de embarque do voo G3 7682 (Guarulhos-Buenos Aires). As equipes de solo do aeroporto e de manutenção da GOL atuaram com agilidade para a retirada do balão, garantindo a segurança dos passageiros e de todos os envolvidos na operação. A empresa informa ainda que a aeronave não sofreu danos e foi liberada para seguir com o voo programado.”

Publicidade

A empresa enfatizou que soltar balões é um crime e coloca o espaço aéreo em risco, pois os balões podem colidir com aeronaves, enroscar-se nas turbinas das aeronaves, causar incêndios ou até mesmo cair nas pistas das aeronaves que estão sendo abastecidas.

Publicidade

O SBT se manifestou em nota, negando qualquer ligação ao balão com a antiga logomarca do canal: “O SBT esclarece que o balão que caiu nesse domingo no Aeroporto de Guarulhos não tem qualquer relação com a empresa. A emissora não apoia a soltura de balões e espera que as autoridades apurem a responsabilidade do fato.”

O lançamento de balões é considerado crime ambiental no Brasil. Uma lei federal de 1998 previa penas que iam de multas a até cinco anos de prisão.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse em comunicado que está tomando providências para identificar a pessoa que liberou o objeto e que as polícias civil e militar estão comprometidas com o combate a soltura de balões.

Publicidade