in

Menino que faleceu após engolir apito perdeu tio com leucemia e vai salvar a vida de outras crianças

A tragédia familiar envolvendo a ausência de um doador de medula compatível motivou a doação de órgãos.

G1/Divulgação | Arquivo Pessoal da Família de Matheus Rodrigo de Oliveira

Os familiares do pequeno Matheus Rodrigo de Oliveira, de sete anos de idade, morto após engolir acidentalmente um apito em Santa Catarina, decidiram doar os órgãos da vítima a fim de que outras crianças possam ter a chance de recomeçarem as suas vidas. A tragédia foi registrada na cidade de Itajaí, no Litoral Norte do estado, no último dia 12, sendo o falecimento constatado na sexta-feira (18) após quase uma semana internado.

Publicidade

Os parentes, no passado, enfrentaram um drama na busca por um doador compatível, dada a perda de um tio, morto por complicações causadas por leucemia, antes de conseguir o transplante de uma medula óssea.

“A gente sabe o quanto é ruim para quem está esperando [por um transplante]. Então se ele puder salvar a vida de outra criança, tenho certeza de que onde ele estiver vai ficar muito feliz”, foram as palavras de Tiele Costa de Oliveira em entrevista ao G1.

Publicidade

A criança permaneceu internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contando com o apoio e respiradores mecânicos por seis dias. A família acreditava que o quadro poderia ser revertido, mas o menino não resistiu às complicações, vindo à óbito.

Publicidade

De acordo com os militares do Corpo de Bombeiros responsáveis pela ocorrência, Matheus engoliu o objeto de plástico com tamanhos entre três centímetros de comprimento por dois milímetros de largura. O acidente ocorreu quando a criança brincava na porta de sua casa, sendo que, com a obstrução das vias respiratórias, chegou a desmaiar. Uma vizinha percebeu e avisou a família.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com