Sirenes acionadas às pressas em Petrópolis: novas chuvas com potencial de destruição devem chegar em minutos

A Defesa Civil segue monitorando a região de Petrópolis indicando forte precipitação nas próximas horas.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil de Petrópolis, cidade localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias, acionou às pressas as sirenes que indicam a aproximação de novas tempestades com potencial destruidor tais quais as anteriores. O último boletim foi divulgado às 15h21 deste sábado (19), indicando que os eventos meteorológicos devem acontecer no decorrer das próximas horas.

PUBLICIDADE

Até o momento, o temporal ocorrido na terça-feira (15) já causou pelo menos 139 mortos. Paralelamente, outras 191 pessoas seguem desaparecidas, resultando em trabalhos de resgate pelas equipes do estado do Rio de Janeiro e com o apoio de grupos de outros membros da federação.

A Defesa Civil realiza um monitoramento constante e ininterrupto, contando com o apoio da tecnologia para a divulgação da informação à população. Além das sirenes, mensagens são enviadas via SMS para os moradores cadastrados no serviço, sobretudo aos que residem em comunidades com risco maior de deslizamentos de terras.

A Prefeitura de Petrópolis, por sua vez, divulgou em nota que o último Boletim Meteorológico realizado na região indica que o posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre a Região Sudeste contribui para que as condições climáticas permanecem instáveis no município, abrindo margem para a ocorrência de fortes chuvas.

O clima na Região Serrana do Rio de Janeiro continua encoberto por densas nuvens. As temperaturas, por sua vez, devem ficar na casa dos 15ºC aos 24ºC durante todo o fim de semana.

PUBLICIDADE